Criado em 16 de Julho de 2020 às 22:20

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 25/2020 | 8 a 14 de julho de 2020

Inauguração do Labimol ocorre nesta quarta-feira, 8

Instalado no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), o Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol) foi implantado através de parceria que envolve a Ufopa, o Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria Regional de Governo e da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), e o HRBA. A Ufopa irá coordenar o processo de testagem da Covid-19 na população dos municípios da região Oeste do Pará.

Ufopa terá período letivo especial para concluintes e outorga de grau por meio virtual durante pandemia

Em reunião conjunta do Conselho Superior de Administração (Consad) e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), no dia 2 de julho, foi aprovada a oferta do Período Letivo Especial (PLE) para estudantes concluintes dos cursos de graduação, além da outorga de grau por ato administrativo, na modalidade virtual, durante o período de enfrentamento da Covid-19.

Pesquisa analisa impacto de agrotóxicos na população de abelhas em Belterra

O resultado do estudo reforça as consequências negativas do uso de agrotóxicos para as espécies de abelhas nativas sem ferrão, usualmente utilizadas na meliponicultura para a coleta de mel e outros recursos, na região Oeste do Pará. Esses agrotóxicos são utilizados nas plantações para onde as abelhas podem voar e, assim, manter contato com essas substâncias, sofrendo intoxicação.

Doutorado em Ciências Ambientais está com inscrições abertas

O edital especial foi aberto excepcionalmente para candidatos que estejam aptos ao recebimento de bolsa de doutorado do CNPq, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás (CIAMB). Há nove vagas nas linhas de pesquisa: Impactos ambientais e sociais da mudança do uso da terra na Amazônia; Recursos naturais, biodiversidade e bioprospecção na Amazônia; e Gestão do conhecimento e inovação para o desenvolvimento sustentável.

PPGCS faz chamada pública para credenciamento de docentes permanentes ou colaboradores

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) está com o período de solicitação aberto para credenciamento de docentes pesquisadores. Há 5 vagas para docentes colaboradores e 4 para docentes permanentes, de preferência com dedicação exclusiva. Pedidos devem ser feitos até o dia 18 de julho.

III Mostra de Audiovisual da Ufopa exibirá filmes regionais em plataforma on-line

A terceira edição da Mostra Audiovisual da Ufopa será de 13 a 20 de julho pelo canal do Estúdio Encontro das Águas no YouTube. Serão exibidas oito produções regionais, que narram sobre o patrimônio cultural do Oeste do Pará sob as perspectivas musical, territorial, identitária e da saúde, além de lives para debater o cenário audiovisual na região.

Projeto da Ufopa cria guia para uso de podcasts no ensino de História

O projeto de ensino “E-learning e formação docente em História” lança este mês o “Guia de Tecnologias Digitais e Ensino de História – Podcasts de História” para auxiliar estudantes a apropriar-se dessas ferramentas como recurso didático. Além de enriquecer a formação docente do estudante de Licenciatura em História, o objetivo do Guia é orientar a busca qualificada por informações na internet.

Abaré retoma atendimento de saúde em comunidades de Belterra e Aveiro neste mês de julho

A expedição terá início no próximo dia 14 de julho. O navio irá percorrer 44 comunidades da região do Tapajós, ainda no município de Santarém, onde vai permanecer por 10 dias. Logo depois será a vez das comunidades ribeirinhas de Belterra e Aveiro, que irão receber a equipe de saúde do Abaré, no período de 24 a 31 de julho.

Enactus Ufopa apresenta iniciativas de impacto social em evento nacional

O Time Enactus participa do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2020 de 14 a 16 de julho, apresentando ações de impacto social e desenvolvimento sustentável realizadas para comunidades em vulnerabilidade socioeconômica. O evento será transmitido pelo YouTube da Enactus Brasil.

LIVES

8/7 | 14h – Os profissionais que atuam na área da tradução/interpretação de Libras: tradução e interpretação de/para Libras no âmbito jurídico

8/7 | 19h – Impactos e desafios da Covid-19 na gestão pública e no desenvolvimento regional do Oeste do Pará

8/7/ 19h – O protagonismo de intelectuais negras na educação

9/7 | 16h – Não existe democracia sem política: algumas reflexões a partir de Hannah Arendt

9/7/ 17h – Fungos em ambientes aquáticos e a potencial produção de antimicrobiano

9/7 | 18h30 – Os impactos da pandemia na economia da cultura

10/7 |19h – Live musical com Jow Pierre

17/7 | 17h – Os desafios da universidade multicampi no pós-pandemia

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255