Ultima atualização em 30 de Julho de 2020 às 22:25

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 28/2020 | 29 de julho a 4 de agosto de 2020

Pesquisadores desenvolvem esterilizador de ar que reduz carga viral de ambientes fechados

A equipe do Laboratório de Aplicações do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa acaba de desenvolver o protótipo de um esterilizador de ar baseado em UVC, um tipo de radiação ultravioleta que tem efeito germicida. O equipamento poderá ser usado em salas, auditórios e laboratórios, ambientes fechados em que a carga de fungos e bactérias costuma ser elevada.

Projeto mapeia casos de Covid-19 em Santarém

A pesquisa “Monitoramento e vigilância geoespacial em saúde no município de Santarém – PA” busca compreender como a doença se distribui na zona urbana e rural, além de buscar fatores que possam favorecer ou impedir o avanço da pandemia. Moradores e lideranças de movimentos e organizações sociais de bairros e comunidades podem participar enviando via WhatsApp relatos das condições de saúde, transporte e medidas adotadas na comunidade.

Ufopa prorroga atividades remotas até 31 de agosto

A Instrução Normativa nº 8 da Reitoria, publicada no dia 23, prorrogou novamente a Instrução Normativa nº 2, vigente desde 20 de março deste ano.

Proen lança série Cadernos de Formação Docente para orientar trabalho de professores durante pandemia

A série contará inicialmente com quatro publicações: Caderno 1 – Orientações gerais, Caderno 2 – Tutorial para inicialização de conferência Web RNP, Caderno 3 – Trabalho docente em ambiente virtual, Caderno 4 – Plano de ensino, dos quais já estão disponíveis os dois primeiros.

Isco oferta curso de rastreamento de contatos como técnica de combate à Covid-19

Gratuito, o curso on-line “Rastreamento de contatos para a Covid-19” é voltado para que lideranças comunitárias possam auxiliar no controle da doença nas comunidades do Oeste do Pará. A técnica é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a identificação, avaliação e acompanhamento de pessoas que foram expostas a doenças como forma de romper cadeias de transmissão.

Vereadores adiam votação do projeto de lei sobre desafetação de via pública destinada à Ufopa

A votação, que estava prevista para o dia 27 de julho, foi adiada para outro momento ainda não definido. Caso o projeto seja aprovado, trechos de ruas passam de bem público de uso comum a bem imóvel do patrimônio público do município a ser incorporado à Unidade Tapajós da Ufopa.

Minicurso ensina técnicas para apresentações teatrais em Libras

As inscrições podem ser realizadas a partir de hoje, 29, para o minicurso on-line “Express'art – cultura, arte com inclusão na educação Santarena”, que irá trabalhar técnicas de expressão corporal em apresentações teatrais para o público surdo.

LIVES

29/7 | 14h – Os profissionais que atuam na área da tradução/interpretação de Libras Não perca o controle: por um automonitoramento tradutório

30/7 | 17h – Mercado de trabalho para futuros engenheiros florestais

30/7 | 18h30 – Aspectos e conceitos da economia comportamental

30/7 | 19h – 2º Encontro Pedagógico Virtual de Monitoria Ceanama

30/7 | 20h – #TBT Florestal – Castanheira-do-Brasil: gigante ameaçada

Conheça nossos canais de comunicação:

Site| Facebook| Twitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255