Ultima atualização em 12 de Agosto de 2020 às 15:34

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 30/2020 | 12 a 18 de agosto de 2020

Reitoria informa corte de despesas discricionárias no orçamento de 2021

O orçamento da Ufopa para o próximo ano teve um corte de 20%, passando de R$ 44,7 milhões em 2020 para R$ 35,6 milhões. O assunto será discutido na reunião da Câmara de Assuntos Econômicos e Financeiros, marcada para o próximo dia 24, e do Conselho de Administração (Consad), no dia 9 de setembro.

Labimol completa um mês de funcionamento com mais de mil testes de Covid-19 realizados e amplia testagem no Oeste do Pará

Inaugurado no início de julho, o Laboratório de Biologia Molecular para Covid-19 (Labimol) já conseguiu testar 1.204 pacientes de 21 municípios do Oeste do Pará. Do total, 42% apresentaram resultado positivo para o novo coronavírus. Em Santarém, de 599 pessoas testadas, o índice de infectados foi de 64%. Para os próximos meses, o Laboratório assinou convênio com o Projeto Saúde e Alegria (PSA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para levar os testes às comunidades indígenas e ribeirinhas da região.

Farmácia Universitária inicia produção de álcool em gel para unidades de saúde

Desde esta primeira semana de agosto, já foram produzidos 50 litros de álcool em gel para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), com insumos doados pelo próprio hospital. Nos primeiros meses da pandemia, a FarmaUfopa também fez o reenvasamento de 1.500 litros de álcool 70% para serem distribuídos às unidades de saúde de Santarém.

Professor da Ufopa desenvolve dispensador de álcool em gel que pode ser usado por cadeirantes

O protótipo desenvolvido pelo professor Gilson Fernandes, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), possui um sensor que aciona o dispensadorr quando a pessoa aproxima as mãos, liberando o álcool sem que seja preciso tocar em nada. Simples, robusta e barata, a solução poderá ser adotada pela Universidade na retomada das atividades presenciais.

Lapmat apresenta números da pandemia do mês de julho

De acordo com a análise, feita até o dia 31 de julho, o município de Itaituba ultrapassou Santarém no número de casos registrados pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).O estudo também aponta uma grave divergência entre os dados da Prefeitura de Santarém e os da Sespa: o órgão estadual registra, até o momento, 40% a menos de casos e óbitos do que a Prefeitura.

Empresa júnior do Campus Juruti doa kits com máscaras para agricultores

Na última sexta-feira, 7 de agosto, a Consultoria Agrícola da Amazônia (CAAM Jr.) entregou máscaras faciais a 33 famílias de agricultores, beneficiando diretamente 165 pessoas de 15 comunidades rurais do município. A entrega aconteceu na Feira do Agricultura Familiar de Juruti.

Dia do Patrimônio Cultural terá debate virtual e oficinas de cultura on-line e gratuitas

"A valorização da cultura em tempos de pandemia" é o tema que norteará as atividades culturais para celebrar o Dia do Patrimônio Ufopa 2020. A programação se estende de 17 a 21 de agosto e será transmitida pelo YouTube e ambiente virtual do Google Meet. As inscrições para as oficinas culturais on-line estão abertas pelo site da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce).

Publicado 4º volume da série Cadernos de Formação Docente

O novo caderno, intitulado "Plano de Ensino, Mediações Tecnológicas e Ensino Remoto", além de organizado para atender às demandas de formação docente e aos desafios do momento atual, é voltado para orientar o planejamento didático, a organização e as estratégias pedagógicas para o desenvolvimento de atividades de ensino remoto

Pesquisador da Ufopa lança livro sobre história antiga e medieval na Amazônia

O professor Douglas Mota Xavier de Lima, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), acaba de publicar o livro "Diálogos entre História Antiga e Medieval na Amazônia", pela editora Sobre Ontens. A obra conta com artigos de estudantes e bolsistas de iniciação científica da Ufopa, além dos pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) Josué Berlesi e Thiago Porto e da pesquisadora do Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade) e Uninter Mariana Bonat.

LIVES

12/8 | 16h – Politizando o digital: contribuição para a crítica das tecnologias educacionais

12/8 | 17h – Quarta com ciência: Consciência social e ação política e ideológica

13/8 | 17h – 4º Encontro Pedagógico Virtual de Monitoria Ceanama: Democratizar, interculturalizar e descolonizar: estudantes indígenas e a universidade brasileira

13/8 | 17h – Estudo da resposta geofísica em diferentes cenários de sepultamento

13/8 | 20h – #TBT Florestal – Jarana: uma oportunidade potencial

18/8 | 19h – Monumentos Polêmicos: Cultura, Memória e Disputas no Espaço Público

14/8 | 17h – Vulnerabilidade histórica e futuro das comunidades quilombolas do Pará pós-pandemia: Morte, luto e vivências familiares em tempo de pandemia

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255