Ultima atualização em 26 de Agosto de 2020 às 15:41

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 32/2020 | 26 de agosto a 1º de setembro de 2020

PPG Bionorte está com inscrições abertas para curso de doutorado

Estão abertas até o dia 16 de setembro as inscrições para o Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte. O programa oferece 99 vagas, distribuídas entre 32 instituições de ensino superior e pesquisa da Amazônia Legal.

CTIC abre plataforma Wiki-Ufopa para servidores publicarem conteúdos didáticos

A plataforma Wiki-Ufopa, desenvolvida pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), já fornecia instruções para a comunidade acadêmica sobre o uso de ferramentas digitais. Agora também permite que os servidores publiquem tutoriais, manuais, artigos e videoaulas para dar suporte às atividades educacionais e administrativas da Ufopa.

Proen confirma realização do VIII Seminário de Graduação da Ufopa e abre inscrições para Comitê de Avaliação Científica

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) anunciou o que evento será realizado de forma virtual entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, associado à IX Jornada Acadêmica da Ufopa. Até o dia 24 de setembro estão abertas as inscrições para o Comitê de Avaliação Científica, que avalia os trabalhos inscritos.

Profletras promove evento de língua portuguesa e ensino

O evento “Ensino de Gramática Viva ao vivo”, que ocorre de 31 de agosto a 5 de setembro, integra a programação nacional do Webinário Profletras. Serão palestras e mesas-redondas, com a participação de pesquisadoras de vários centros de pesquisa, que irão abordar a gramática a partir do ponto de vista da produção dos sentidos, da variação linguística e da abordagem reflexiva.

Segunda edição de workshop sobre abelhas debate protagonismo das mulheres na atividade

De 31 de agosto a 5 de setembro ocorre o II Workshop “Abelhas, mais que mel” realizado pela Ufopa em parceria com a Emater-Pará. Nesta edição, será debatido o tema “O protagonismo das mulheres na ciência, na criação e no empreendedorismo”. As inscrições são gratuitas e ocorrem até dia 31 de agosto pelo site do evento.

Ciclo de palestras irá debater formação de professores para o ensino de matemática

A iniciativa é do projeto de extensão “Atualização de Conteúdos da Matemática Básica”, em parceria com o Laboratório de Aplicações Matemáticas (Lapmat). As palestras serão transmitidas pela plataforma Google Meet, a partir do dia 3 de setembro, sempre às quintas-feiras, a partir das 10h.

Curso on-line aborda educação e atenção biopsicossocial para pessoas surdas

O curso on-line “A pessoa/comunidade surda e suas dimensões biopsicossocial e educativa” será de 30 de agosto a 29 de setembro, ministrado pelas professoras do Instituto de Ciências da Educação (Iced) Carina Mota, Darlene Seabra e Kássya Christinna. Serão cinco encontros on-line, das 15h às 18h. Inscrições ocorrem até hoje, 26.

Projeto Conexão Exitus divulga série de vídeos com pesquisadores da área da Educação

Durante as próximas semanas, o projeto Conexão Exitus irá publicar uma série de vídeos com pesquisadores renomados do Brasil e de outros países na área da Educação. A publicação será aos domingos, terças e sextas-feiras no Instagram @revistaexitusufopa e no YouTube do grupo de pesquisa HistedBR.

Reitor da Ufopa participa de audiências em Belém sobre Projeto Rede Nutracêutica

A articulação da Ufopa com o Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Pará, Biotec e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) visa a buscar recursos e parcerias para o projeto integrado que envolve escolas técnicas (Etepas), universidades e os arranjos produtivos do açaí, do mel, do pescado e de tubérculos na região Oeste do Pará. Nesta primeira fase, o projeto abrange os municípios de Santarém, Monte Alegre, Oriximiná e Itaituba.

LIVES

26/8 | 17h – Como avançar? Desafios teóricos e políticos da pedagogia histórico-crítica hoje

26/8 | 18h30 – Alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla: desafios e possibilidades na efetivação do direito à educação

27/8 | 16h – Impactos da pandemia do coronavírus sobre as populações indígenas

27/8 | 17h – Busca de ocultamentos rasos, em superfícies de ambientes fechados

27/8 | 20h – #TBT Florestal – Copaíba: uso sustentável na Amazônia?

28/8 | 17h – Vulnerabilidade Histórica e Futuro das Comunidades Quilombolas do Pará Pós-Pandemia: Infância, juventude, envelhecimento e conflitos geracionais na pandemia

28/8 | 17h30 – Decolonialidade, por que precisamos conhecer e discutir?

29/8 | 16h – Cursos de curta duração para professores de Física no exterior

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255