Ultima atualização em 9 de Setembro de 2020 às 15:54

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 34/2020 | 9 a 15 de setembro de 2020

Ufopa lança edital para processo seletivo para cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Agronomia

A Ufopa lançou nesta semana o edital do Processo Seletivo Especial (Prosel) 2020. Os cursos de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e em Agronomia serão ofertados nos municípios de Rurópolis e Novo Progresso, na modalidade presencial, e têm duração mínima de 5 anos. A oferta dos novos cursos faz parte do Programa Forma Pará.

Projeto de pesquisa investiga perfil social e racial de estudantes quilombolas na Ufopa

Os resultados parciais da pesquisa foram divulgados em artigo científico publicado na Revista Cocar do mês de setembro. A investigação, que apresenta o perfil e a trajetória acadêmica dos estudantes, é útil para avaliar a política de ingresso de quilombolas nos primeiros anos de implementação da Ufopa.

Estudo propõe criação de florestas medicinais e etnoquintais em comunidade indígena

Um levantamento, realizado por pesquisadoras da Ufopa, demonstrou a rica diversidade de espécies medicinais utilizadas por indígenas da etnia Munduruku da região do Planalto, próxima à cidade de Santarém, e embasou a proposta de implantação de áreas de plantio com fins medicinais em territórios indígenas. O trabalho foi recentemente publicado no European Journal of Medicinal Plants.

Pesquisa destaca importância das abelhas na polinização e frutificação da castanheira

Para comprovar a participação das abelhas na polinização da Bertholletia excelsa, popularmente conhecida como castanheira-do-brasil ou castanheira-do-pará, o biólogo Maico Oliveira Pimentel usou a escalada pra chegar ao topo das árvores e desenvolveu uma nova rede de captura de insetos, que está em processo de registro de patente. Um vídeo, publicado no YouTube, relata os detalhes da pesquisa.

Projeções sobre Covid-19 no Pará tiveram mais de 95% de acerto

A Ufopa participou do estudo, liderado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), que vinha sendo utilizado pelo Governo do Estado desde maio como referência técnico-científica para auxiliar nas políticas públicas de enfrentamento à pandemia.

Profletras-Ufopa lança o primeiro e-book

“Língua, Literatura e Ensino” é o primeiro e-book do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (Profletras) da Ufopa. A publicação é organizada pelos professores Ediene Pena Ferreira e Roberto do Nascimento Paiva e traz uma coletânea de artigos que refletem o uso da literatura e gêneros literários como instrumentos para o ensino da língua portuguesa.

Ufopa e Museu Goeldi lançam cartilha sobre queimadas na Amazônia em tempos de Covid-19

O material, produzido pelo projeto “Mata sem fogo”, tem o objetivo de prevenir as populações locais quanto ao uso do fogo e risco de incêndios florestais, bem como alertar sobre o agravamento de problemas respiratórios nesse período de pandemia.

Proen solicita avaliação do PLE para docentes e discentes

Professores e discentes poderão opinar sobre o desenvolvimento das disciplinas e demais atividades do Período Letivo Especial (PLE) para que as ações de ensino e aprendizagem sejam aperfeiçoadas. Os questionários podem ser respondidos até o dia 8 de outubro.

Peludinhos da Ufopa: feira para adoção de gatos dias 12 e 13 de setembro

A feira de adoção será no próximo final de semana, a partir das 18h, na Praça Barão de Santarém (São Sebastião). A organização também está vendendo máscaras faciais com diversos modelos e tamanhos para ajudar nas ações do projeto. Sob encomenda, a unidade custa R$ 6. Durante a feira, as máscaras serão vendidas a R$ 7.

LAbI-UFSCar convida pesquisadores para divulgar trabalhos em série sobre Covid-19

O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (LAbI - UFSCar) irá realizar a série de vídeos “Ciência contra a Covid-19” com o objetivo de apresentar, de forma clara e acessível a todos os públicos, como a ciência brasileira tem trabalhado em diversas áreas do conhecimento para encontrar soluções de enfrentamento à Covid-19. Cada episódio terá duração de 3 a 5 minutos e será apresentado pelo(a) pesquisador(a). Interessados em participar devem entrar em contato com a equipe de produção pelo e-mail producao.labi@gmail.com.

LIVE

10/9 | 16h – Matemática no enfrentamento da Covid-19

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255