Ultima atualização em 7 de Outubro de 2020 às 17:34

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 38/2020 | 7 a 13 de outubro de 2020

Prazo de inscrições ao edital Paem se estende até dia 11

O Programa de Ações Emergenciais (Paem) irá fomentar projetos que busquem soluções inovadoras para prevenção, enfrentamento e combate à Covid-19 no Oeste do Pará. Podem participar do processo de seleção grupos integrados de servidores da Universidade, sob a coordenação de docentes.

Impactos da exposição ao mercúrio e Covid-19 na saúde são temas de ciclo de palestras

O I Ciclo de Palestras do Laboratório de Epidemiologia Molecular (Lepimol) ocorre nos meses de outubro e novembro, com transmissões semanais de palestras sobre exposição mercurial e Covid-19. A primeira será hoje, 7, às 16h, intitulada “Mercúrio e Saúde Humana” com a professora e coordenadora do Lepimol, Heloisa Meneses.

PLE finaliza com boa participação de alunos nas atividades

Segundo dados da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), houve a solicitação de 394 matrículas no PLE. Para as aulas, foram ofertados 305 componentes na plataforma de gestão de atividades acadêmicas (Sigaa), como vídeos, textos e outros materiais, com registro de uma significativa participação dos alunos. Docentes e estudantes podem responder os questionários de avaliação do PLE até amanhã, 8.

Proppit prorroga consulta sobre normas de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Ufopa

As contribuições podem ser enviadas até sexta-feira, 9 de outubro, para o e-mail diretoria.pesquisa@ufopa.edu.br com o assunto “Consulta Minuta de Atividades de Pesquisa”.

Estudo publicado na Science mostra necessidade urgente de conservação de ecossistemas de água doce

A pesquisa concluiu que apenas 20% da fauna de água doce são protegidos com as medidas de conservação atuais, que têm maior foco nos ambientes terrestres. Segundo os pesquisadores, um planejamento integrado poderia aumentar essa proteção em até 600% sem redução significativa na proteção das espécies terrestres.

Cartilha ensina a identificar e denunciar violência doméstica

A cartilha “Violência doméstica na pandemia: saiba como identificar e denunciar” foi lançada durante a campanha "Setembro Amarelo da Ufopa" pelo Núcleo de Serviço Social (Nuses). O objetivo é combater situações de violência doméstica, agravadas pelo isolamento social exigido pela pandemia de Covid-19.

Novo Regimento de Graduação da Ufopa é aprovado

Publicado na Resolução nº 331/2020, o documento normatiza a organização, estrutura e funcionamento de cursos de graduação da Universidade. A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) conduziu o processo de revisão e atualização do Regimento, iniciado em 2019 no II Fórum Interno de Graduação e finalizado na quarta edição do Fórum, em março de 2020.

Proges aprova normas de funcionamento do Núcleo de Serviço Social

O Núcleo de Serviço Social (Nuses) é responsável pelo atendimento das demandas sociais dos estudantes de graduação. A Portaria nº 16/2020, publicada no mês de setembro pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil, detalha ações, serviços e formas de atendimento do Núcleo.

Projeto de Residência Profissional Agrícola é aprovado em programa do Mapa

Coordenado pelo professor Eloi Gasparin, o projeto foi um dos 75 aprovados em edital do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Residência irá possibilitar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de Ciências Agrárias e áreas afins por meio de treinamentos supervisionados em empresas, fazendas ou unidades de produção e cooperativas.

Docente do curso de História conquista Prêmio Capes de Tese 2020

Wania Alexandrino Viana, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), é a autora da tese de doutorado “Gente de guerra, fronteira e sertão: índios e soldados na capitania do Pará (primeira metade do século XVIII)”, defendida em 2019 no Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Equipe do Abaré conclui mais uma expedição com atendimentos em comunidades de Aveiro, Belterra e Santarém

A viagem ocorreu entre 15 de setembro e 2 de outubro, oferecendo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de vacinação, coleta do PCCU, testes do CTA (Centro de Testagem Anônima) e testes rápidos para o novo coronavírus. A novidade nesta expedição foi a ampliação do atendimento odontológico por meio de um consultório portátil, resultado de parceria entre a Ufopa e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255