Ultima atualização em 11 de Novembro de 2020 às 12:29

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 43/2020 | 11 a 17 de novembro de 2020

Inaugurado prédio do Campus Itaituba

O Bloco Modular Padrão (BMP) tem quatro pavimentos, totalizando uma área construída de 1.900 metros quadrados. Abriga seis salas, com capacidade para 50 alunos cada uma, 2 laboratórios de engenharia, laboratório de informática, biblioteca e auditório. Na cerimônia, o diretor Luamim Tapajós destacou a contribuição dos alunos de Engenharia Civil na obra por meio de projetos de pesquisa e extensão do Campus.

Entrega de kits de testes de Covid-19 reforça controle da doença na Transamazônica

Nos dias 5 e 6 de novembro, uma comitiva efetuou a entrega de 600 kits de testes RT-PCR, oriundos do Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), em Rurópolis, Itaituba e Trairão para auxiliar no combate à Covid-19.

Pesquisa indica exposição crônica de indígenas Munduruku ao mercúrio na região da bacia do Tapajós

Dados demonstram níveis de mercúrio em todos os participantes da pesquisa realizada nas aldeias Sawré Muybu, Poxo Muybu e Sawré Aboy, devido à ingestão frequente de peixes contaminados. Um relatório foi entregue às lideranças indígenas e aos representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e do Ministério Público Federal (MPF) no dia 30 de outubro.

Inscrições para Prosel/Ufopa encerram-se amanhã, 12

As inscrições para o Processo Seletivo Especial (Prosel) 2020 seguem até 12 de novembro. Há 90 vagas para os cursos de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e em Agronomia. O Prosel é ofertado pela Ufopa dentro do Programa Forma Pará, do governo do estado.

Arni seleciona candidatos para programa de bolsas de estudos em Londres e Itália

O programa ofertado pela Pearson College London e pela CUOA Business School busca aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da administração em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês O público-alvo são docentes, colaboradores e ex-alunos da Ufopa.

Evento debate aquicultura em países menos desenvolvidos

O Grupo de Estudos em Sanidade Aquícola (Gesaqui) da Ufopa, em parceria com a Universidade Zambeze (Moçambique), promove de 23 a 28 de novembro o I Ciclo de Palestras sobre Aquacultura Continental em Moçambique, com o tema “Impacto da Pesquisa e Extensão no Desenvolvimento da Aquacultura em Países menos Desenvolvidos – Reflexão".

Obra reúne pesquisas de manejo florestal realizadas no Baixo Amazonas

O livro “Ciência aplicada ao uso múltiplo da floresta no Baixo Rio Amazonas” apresenta diversas facetas do conhecimento produzido sobre o manejo de recursos florestais ao longo de quase 20 anos na mesorregião do Baixo Rio Amazonas. A obra foi escrita no âmbito do Laboratório de Manejo em Ecossistemas Florestais (Lamef), criado em 2006 no Campus de Santarém da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e atualmente vinculado à Ufopa.

Livro aborda uso de agrotecnologias para aumentar produtividade em várzeas amazônicas

“Manejo sustentável de ecossistemas de várzeas no Brasil e Peru” detalha a experiência de pesquisadores durante cinco anos em comunidades da Amazônia brasileira e da peruana para melhoria das condições produtivas da agricultura e da pesca artesanal.

Cartilha fornece informações sobre pesca artesanal na Amazônia

O projeto de extensão “Etnoconservação, gestão comunitária e uso sustentável da biodiversidade aquática no Oeste Paraense”, do Campus Oriximiná, elaborou a publicação com dados sobre a importância cultural, social e econômica da pesca na região amazônica, além de um apanhado geral sobre a legislação que rege a atividade.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255