Ultima atualização em 25 de Novembro de 2020 às 15:48

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 45/2020 | 25 de novembro a 1º de dezembro de 2020

Inscrições abertas para III Corrida da Ufopa

Para cumprir as medidas de distanciamento social, o evento será realizado de forma virtual. Os participantes poderão escolher o local que considerarem adequado e seguro para cumprir a corrida em uma das quatro categorias: 3 km, 5 km, 7 km e 10 km. As inscrições vão até 6 de dezembro em Santarém, Alenquer, Monte Alegre, Itaituba, Juruti, Óbidos e Oriximiná. Para servidores e comunidade externa, o valor da inscrição é de R$ 20.

Unidades podem contribuir com aportes adicionais a projetos de enfrentamento à Covid-19

O Programa de Ações Emergenciais (Paem) irá fornecer o total de R$ 380 mil a 18 projetos classificados, relacionados à construção de equipamentos de desinfecção, medidas de monitoramento, ações educativas e ensino remoto. Esse apoio ainda pode ser ampliado por meio de aportes adicionais de recursos, a qualquer tempo, pelas unidades acadêmicas e administrativas a todas as propostas aprovadas, inclusive as não classificadas.

Epidemiologia da Covid-19 no Baixo Amazonas é tema de palestra nesta quarta-feira, 25

Encerrando o I Ciclo de Palestras do Laboratório de Epidemiologia Molecular (Lepimol), a professora Heloisa Nascimento irá apresentar os dados da Covid-19 na região, além de discutir outros aspectos importantes, como uma possível segunda onda no Brasil. A palestra será às 16h pela plataforma RPN.

VIII Enecon começa hoje, 25, e vai até dia 27

“Economia global em tempos de pandemia: mudanças e reflexos no Brasil” é o tema do encontro, que ocorre de forma virtual. Uma novidade deste ano será a roda de conversa do dia 26, com apresentação de trabalhos de referência do curso de Economia da Ufopa.

Documentário "Memórias de Velho" será lançado no Cine Debate do dia 2 de dezembro

Dirigido pelo documentarista e servidor da Ufopa Carlos Bandeira Júnior, o documentário expressa a memória coletiva sobre as transformações da cidade de Santarém na segunda metade do século XX a partir das experiências de vida de onze idosos de comunidades rurais e bairros da zona urbana.

Campus Óbidos promove evento que aborda relações da educação no campo e na cidade

Nos dias 2 a 4 de dezembro, o Campus Óbidos realiza evento online que reunirá as programações do II Encontro Intermunicipal de Formação de Pedagogos, do II Seminário de Iniciação Científica e do I Fórum de Educação do/no Campo.

Ibef compila em e-book conhecimento sobre espécies florestais amazônicas

O livro digital “TBT Florestal – Economia – Meio Ambiente e Conhecimento” reúne oito capítulos dedicados às espécies florestais amazônicas de interesse, e em ênfase na pesquisa no curso de Engenharia Florestal da Ufopa, que foram abordadas em uma série de eventos online durante os meses de julho e setembro de 2020 pelo Centro de Estudos em Manejo e Sistemas Florestais Integrados (CEMI).

Cartilha apresenta perfil dos estudantes com deficiência da Ufopa

A publicação, produzida pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), traz dados quantitativos dos estudantes PcD dos cursos de graduação com o objetivo de contribuir com a discussão sobre o retorno das atividades acadêmicas e com a elaboração de políticas de educação especial.

Acervo de obras raras e documentos históricos será doado à Ufopa

O Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA) deve receber em 2021 um vasto acervo do antropólogo inglês David Cleary, composto por livros e documentos datados dos séculos XIX e XX, relacionado predominantemente à temática ambiental amazônica e do Baixo Amazonas. A doação ainda será finalizada com a assinatura do termo, em que irão constar as diretrizes de uso do material.

PPGSND participa de evento sobre ciência, tecnologia e sustentabilidade ambiental

Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) participam do VII Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental e III Encontro Multidisciplinar em Ciências Ambientais da Fronteira Sul, que ocorre de forma online nos dias 30 de novembro a 2 de dezembro.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255