Ultima atualização em 2 de Dezembro de 2020 às 21:49

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 46/2020 | 2 a 8 de dezembro de 2020

Pesquisa revela mamíferos de médio e grande porte da Flona Tapajós através de armadilhas fotográficas

Até agora, os pesquisadores fotografaram mais de 25 espécies de mamíferos. As mais comuns foram cutia, paca, gambá e veado-roxo, este conhecido na região como fuboca. Também foram registradas espécies de maior porte e ameaçadas de extinção, como a anta, o cachorro-do-mato-de-orelhas-curtas, o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra, a onça-parda e a onça-pintada. Os registros foram publicados no perfil do projeto no Instagram (@peld_popa).

Trabalho com coautoria de pesquisadora da Ufopa é publicado na revista científica do Museu Goeldi

Intitulado “Arqueobotânica de ocupações ceramistas na Cachoeira do Teotônio”, o artigo científico é resultado do trabalho conjunto de pesquisadores de várias universidades e tem como coautora a professora Myrtle Pearl Shock, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS). A pesquisa traz novos dados dos sítios arqueológicos Teotônio e Santa Paula, na região do Alto Rio Madeira, e hipóteses sobre os sistemas de manejo usados por populações que viveram entre 3.000 e 4.000 anos atrás.

Inscrições para III Corrida da Ufopa seguem até dia 6

Os participantes poderão escolher o local que considerarem adequado e seguro para cumprir a corrida em uma das quatro categorias: 3 km, 5 km, 7 km e 10 km. As inscrições ocorrem em Santarém, Alenquer, Monte Alegre, Itaituba, Juruti, Óbidos e Oriximiná. Para servidores e comunidade externa, o valor é de R$ 20.

Documentário "Memórias de Velho" será lançado hoje, 2, no Cine Debate

Dirigido pelo documentarista e servidor da Ufopa Carlos Bandeira Júnior, o documentário expressa a memória coletiva sobre as transformações da cidade de Santarém na segunda metade do século XX a partir das experiências de vida de onze idosos de comunidades rurais e bairros da zona urbana. A exibição online inicia-se às 17h.

Calendário acadêmico 2020 será retomado em fevereiro

As aulas do semestre 2020.1 retornam no dia 1º de fevereiro de 2021 e seguem até 30 de abril. Já o período 2020.2 ocorre de 17 de maio a 31 de agosto. A Resolução nº 334/2020 fornece ainda orientações e procedimentos para a retomada e prevê que as aulas ocorram, prioritariamente, de forma remota. Em última instância, atividades semipresenciais poderão ser liberadas.

Ufopa inicia trabalhos para implantação da Comissão de Heteroidentificação

A Comissão de Verificação da Autodeclaração (Heteroidentificação) será responsável pela avaliação da condição étnico-racial dos candidatos aos processos seletivos de ingresso em cursos de graduação e pós-graduação e aos concursos públicos de servidores da instituição. Já foram definidas a metodologia e a composição do grupo de trabalho (GT) que irá formular e propor as normas de atuação da Comissão, de acordo com o que recomenda o manifesto do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace).

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255