Ultima atualização em 23 de Dezembro de 2020 às 09:41

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 48/2020 | 16 a 22 de dezembro de 2020

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 48/2020 | 16 a 22 de dezembro de 2020

“Viva Dom”: Homenagem a Domingos Diniz lembra carreira e contribuições do professor à ciência e educação

A live “Viva Dom”, em homenagem ao professor Domingos Luiz Wanderley Picanço Diniz, ocorreu no final da tarde de ontem, 15, um ano após o seu falecimento. Na homenagem, os depoimentos de pesquisadores, amigos e familiares sobre a contribuição de Domingos Diniz à região Oeste do Pará. O vídeo pode ser assistido nas redes sociais do Campus Oriximiná.

Pró-reitora da Ufopa é a nova coordenadora da Regional Norte do Cograd

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Solange Ximenes, foi eleita para coordenar a Regional Norte do Colégio de Pró-Reitores de Ensino de Graduação das Universidades Brasileiras (Cograd). O Colégio é vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e tem a função de subsidiar a tomada de decisão junto às instituições federais no que se refere às políticas de ensino de graduação.

Nova espécie e novo gênero de alga descoberta por pesquisadores pode indicar qualidade das águas

Em estudos realizados na Área de Proteção Ambiental de Alter do Chão e no lago da Hidrelétrica de Curuá-Una, em Santarém, pesquisadores da Ufopa fizeram uma dupla descoberta: a nova espécie de alga microscópica Torgania coronata, que por suas peculiaridades também caracterizou um novo gênero para a ciência. Nos ambientes em que foi encontrada, as águas apresentam boa qualidade, com baixa poluição decorrente de esgotos e outras atividades humanas.

Egresso de Arqueologia recebe Prêmio Luiz de Castro de Faria por monografia

Jair Boro Munduruku, egresso do curso de Arqueologia da Ufopa, é o vencedor na categoria monografia do Prêmio Luiz de Castro de Faria 2020, realizado anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na pesquisa “Caminhos para o passado: Oca’õ Agõkabuk e Cultura Material Munduruku”, Jair Boro inovou ao abordar a Arqueologia a partir de conceitos da cultura Munduruku. É a primeira vez que um pesquisador indígena conquista o prêmio.

Reunião discute implementação de Fórum sobre Medicalização da Educação e da Socieldade no Oeste do Pará

Na próxima sexta-feira, 18, a partir das 10 horas, será realizada uma reunião aberta para discutir a criação do Núcleo Oeste do Pará do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Dentre os assuntos, será debatido como o aumento do uso de medicamentos e diagnósticos pode levar as pessoas à sobrecarga e ao adoecimento. As inscrições para a reunião são abertas aos interessados.

Primeira empresa júnior do Iced, E-Uaná vai desenvolver produtos voltados à educação básica

Formada por discentes de Licenciatura Integrada em Matemática e Física e de Informática Educacional, a empresa júnior pretende estimular o espírito empreendedor dos estudantes, oferecer serviços de consultoria, formação continuada e desenvolvimento de produtos educacionais para professores da Ufopa e das escolas de educação básica, além de criar um ambiente virtual com recursos produzidos pela equipe e disponíveis em bancos digitais de aprendizagem.

Natal Solidário do Ibef atende a escola da várzea

Em seu 8º ano de execução, o Natal Solidário do Ibef recebeu reforço da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH). No dia 11 de dezembro, a equipe da Rede utilizou as lanchas do Navio-Hospital-Escola Abaré e levou material escolar, brinquedos, álcool em gel, máscaras descartáveis e lanches para 51 alunos e professores da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Felipe Corrêa Picanço, na comunidade de Campos do Aramanaí, região do Urucurituba.

Doações do Novembro Negro e Solidário na Ufopa beneficiam 40 famílias quilombolas

Quarenta cestas básicas, montadas a partir das doações feitas durante todo o mês passado, foram entregues à Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS) na manhã da segunda-feira, 14.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255