Criado em 28 de Fevereiro de 2020 às 17:10

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 7/2020 | 19 a 26 de fevereiro de 2020

Prazo para Avaliação Institucional da Ufopa é prorrogado até 23 de fevereiro

Todos os docentes, técnicos administrativos e discentes dos cursos de graduação podem contribuir com suas percepções sobre as ações realizadas pela Universidade em 2019. Para participar, é preciso acessar os sistemas integrados (SIGAA, SIGADMIN, SIGRH, SIPAC) e responder à avaliação. De rápido preenchimento, o questionário traz questões objetivas sobre cinco dimensões, que devem ser avaliadas em uma escala de 1 a 5.

Pesquisa da Ufopa faz diagnóstico sociolinguístico de escolas em Santarém

O Brasil apresenta a convivência de mais de 200 idiomas, tanto línguas nativas quanto de imigrantes. Com o propósito de mapear a situação sociolinguística nas escolas da região Oeste do Pará, o Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará (Gelopa) acompanhou, durante o ano de 2019, alunos venezuelanos da etnia Warao na escola municipal Eloína Colares e Silva. O estudo observou que os professores não estão preparados para lidar com as diferenças linguísticas e que, muitas vezes, as dificuldades de aprendizado pelos alunos estão ligadas ao não entendimento da língua usada na escola.

Inscrições para I Workshop de Desenvolvimento Profissional de Docentes encerram-se hoje, 19

Com o tema “A docência universitária no século XXI”, o workshop será nos dias 2 e 3 de março no auditório da Unidade Tapajós, em Santarém. Dentre os palestrantes convidados, o evento conta com a participação de pesquisadores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As inscrições são pelo SIGEventos.

Diálogos Essenciais abordam o turismo em Santarém nesta quarta-feira, 19

A técnica do Sebrae Poliana Lages é a convidada para falar sobre o potencial turístico do município de Santarém, com destaque para discussões a respeito do projeto Investe Turismo Pará. A atividade é promovida pelo Curso de Gestão Pública e é aberta aos interessados. Será na sala 310, da Unidade Amazônia, às 19h.

Filme “A Quinta do Mestre e a Sereia” será lançado dia 20 em Alter do Chão

O filme, dirigido pela professora Luciana França, apresenta o universo das noites de carimbó “Quinta do Mestre e a Sereia”, em Alter do Chão. Após a exibição, haverá apresentações musicais com Chico Malta, Grupo Cobra Grande e convidados. O documentário foi produzido por meio do projeto de extensão “Quem são eles? Uma viagem musical pelo Baixo Tapajós”.

GPEEPI promove minicurso “Normalidade e Alteridade: (des)construindo crenças”

O objetivo da atividade é problematizar a normalização das diferenças humanas no contexto científico moderno, ao ponto de descaracterizar a condição de humanidade de pessoas atendidas pela educação especial, que inclui indígenas, negros, comunidades rurais, ribeirinhos, comunidade LGBTI+, mulheres, entre outros. As inscrições podem ser realizadas no Laboratório de Pedagogia até 16 de março.

Professor da Ufopa publica livro “Amazônia(s): pequenas inflexões sobre grandes abacaxis”

A obra, de autoria do professor Rogério Almeida, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), traz reflexões sobre conflitos fundiários na região do Bico do Papagaio, que abrange áreas do Sul do Pará, Norte do Tocantins e Oeste do Maranhão. O livro está disponível para download gratuito.

Lançado o PDI 2019-2023 da Ufopa

Aprovado pela Resolução 270/2019 do Conselho Universitário (Consun), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) resume as ações da universidade nas áreas acadêmica e administrativa para o período de 2019 a 2023. A criação de novos cursos de graduação e de pós-graduação em regime presencial e à distância (EAD), a instalação de novos laboratórios, a ampliação da infraestrutura e restruturação administrativa são algumas das ações previstas.

Oriximiná: Atendidos pelo CIACA aprendem sobre ferramentas computacionais

O projeto “Ensino de Ferramentas Computacionais na Secretaria Municipal de Assistência Social/CIACA/Oriximiná", coordenado pela professora Flávia Monteiro, está capacitando alunos do ensino fundamental das escolas municipais de Oriximiná no uso de ferramentas computacionais. Por meio do ensino da informática e da computação, busca incentivar novas oportunidades no campo tecnológico para populações de baixa renda.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255