Criado em 28 de Fevereiro de 2020 às 17:10

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 8/2020 | 28 de fevereiro a 3 de março de 2020

Indígena da região do Arapiuns defende dissertação de mestrado em educação

Nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, ocorreu a primeira defesa de mestrado de uma estudante indígena da pós-graduação da Ufopa. A aluna Luanna Cardoso Oliveira apresentou sua dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), intitulada “Leitura e formação: as possíveis contribuições da biblioteca no rio Arapiuns”, orientada pelo Prof. Dr. Zair Henrique Santos. Além do orientador, na banca de avaliação também estavam a professora Luciana Carvalho, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), e o professor Luiz Percival, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Banco de Talentos: Abertas inscrições para instrutores de cursos de capacitação

Técnicos administrativos e docentes podem atuar como instrutores em um dos quatro cursos de capacitação previamente definidos pela Progep: Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior; Captação de Recursos e Elaboração de Projetos; GLPI Customizado para Manutenção Predial, Comunicação e Cerimonial; e SIGAA. O valor da hora-aula é de R$ 87,37. As inscrições vão até 2 de março pelo SIGRH.

ARNI promove encontro sobre intercâmbio nos EUA e orienta os procedimentos para o visto

O evento está marcado para o dia 11 de março, a partir das 18h30, no Auditório da Unidade Tapajós e é aberto a toda a comunidade acadêmica, sem necessidade de inscrição prévia.

CPADC abre turmas para Clube de Ciências e Clube de Astronomia

O Clube de Astronomia terá a primeira turma em 2020 e irá realizar atividades quinzenais para despertar o interesse dos jovens pelos conhecimentos astronômicos. Já o Clube de Ciências promove a alfabetização científica, por meio da proposição de atividades investigativas em encontros semanais. Podem participar da seleção estudantes do ensino fundamental e médio. As inscrições estão abertas até o dia 6 de março.

Evento irá discutir neurociências no Baixo Amazonas e promover atividades lúdicas

Nos dias 18 a 20 de março, serão realizados o I Seminário Integrado de Neurociências do Baixo Amazonas (I SINBA) e a III Feira de Neurociências da Ufopa (III FENEURO) em Santarém. A programação integra a campanha global, que ocorre anualmente no mês de março, para aumentar a conscientização sobre o progresso e os benefícios da pesquisa sobre o cérebro. Também faz parte da Semana Nacional do Cérebro (SNC) realizada pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC).

Ufopa realiza seminário de pesquisa educacional em modelagem matemática em abril

O I Seminário de Pesquisas Educacionais em Modelagem Matemática na Amazônia (I SEPEMM) será nos dias 16 e 17 de abril, na Unidade Rondon/Campus Santarém. A programação terá o professor Dr. Dionísio Burak, pesquisador sênior da Fundação Araucária e um dos maiores expoentes da modelagem matemática na educação brasileira. O período de inscrições e submissões de trabalhos já está aberto pelo site do evento: https://www.even3.com.br/isepemm2020/.

Pesquisadores da Ufopa participam de expedição sobre biodiversidade na Bacia do Tapajós

Promovida pelo instituto de conservação ambiental The Nature Conservancy (TNC Brasil), a expedição teve a participação de 16 pesquisadores e integrantes da sociedade civil. A equipe percorreu dez comunidades na Bacia do Tapajós entre os dias 9 e 14 de fevereiro com o intuito de elaborar um plano de trabalho com vistas a contribuir para a construção de um “superano” para a biodiversidade. O acordo de cooperação técnica, que está em fase de finalização, deve ser assinado em março.

Pesquisa coleta opiniões sobre ingresso de estudantes quilombolas na Ufopa

O projeto de pesquisa “Quilombolas na Ufopa: análise da situação acadêmica dos(as) estudantes quilombolas matriculados(as) nos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (2015-2018)” está disponibilizando um questionário eletrônico com a intenção de coletar e analisar a percepção dos técnicos administrativos em relação ao ingresso de estudantes quilombolas. O questionário ficará disponível até o dia 30 de abril de 2020 pelo link: https://forms.gle/wNpY1vyLZyYgiCbb8.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255