Criado em 12 de Março de 2020 às 10:51

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 9/2020 | 5 a 10 de março de 2020

Resultado final da segunda convocação dos processos seletivos 2020 é divulgado

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) divulgou os resultados finais do Processo Seletivo Regular (PSR) e dos Processos Seletivos Especiais Indígena (PSEI) e Quilombola (PSEQ) para 2020. Os candidatos com habilitação deferida terão o vínculo institucional com o número de matrícula, que será informado pela Proen.

Ufopa realiza programação para recepcionar calouros 2020

Mais de 1.300 novos alunos ingressam na Ufopa na próxima segunda-feira, 9 de março, em Santarém, Alenquer, Itaituba, Monte Alegre e Oriximiná. No Campus Santarém, a aula magna será às 17h30 no Auditório da Unidade Tapajós. Terá como tema “Ensino e Pesquisa na Amazônia: Desafios e Perspectivas para o Século XXI” e será ministrada pela pesquisadora Beatriz Ronchi Teles, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Ufopa Multicampi: Alenquer, Itaituba, Oriximiná e Monte Alegre dão boas-vindas aos calouros

Além do campus-sede, em Santarém, mais quatro campi da Ufopa se preparam para dar boas-vindas aos calouros 2020. Haverá trote ecológico, palestras, gincana e outras atividades de integração.

Pesquisa com besouros evidencia efeitos de mudanças climáticas e incêndios na floresta amazônica

Os resultados, recentemente divulgados na revista científica Biotropica, mostram que o El Niño extremo ocorrido em 2015-2016 teve um efeito severo sobre a população de besouros rola-bostas na região de Santarém, mas ainda mais grave nas áreas com exploração florestal madeireira e queimadas. Os besouros colaboram para o processo de regeneração da floresta, pois ajudam a dispersar as sementes presentes nas fezes de outros animais maiores. Além disso, promovem a reciclagem da matéria orgânica, adubando o solo, e atuam como verdadeiros “tratores”, revolvendo a terra de baixo para cima.

Proen realiza plenária para finalizar Regimento de Graduação

O III Fórum Interno de Graduação/Plenária Final sobre o Regimento de Graduação será realizado nos dias 11 e 12 de março, no Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon/Campus Santarém. O objetivo é concluir a discussão sobre a Minuta do Regimento de Graduação 2020, para posterior envio ao Consepe. O documento está disponível para a segunda consulta pública até hoje, 5 de março.

Proges promove “Março das Mulheres” no dia 20

A programação do “Março das Mulheres: Empoderamento da Mulher da/na Amazônia” será protagonizada exclusivamente por mulheres para tratar da luta, empoderamento, direito reprodutivo e os desafios enfrentados no cotidiano pela população feminina. As inscrições já estão abertas através de formulário eletrônico e também poderão ser realizadas no dia e local do evento. Será no dia 20 de março, no Auditório Wilson Fonseca, a partir das 8h.

Ufopa realiza III Mostra de Audiovisual neste mês de março

A III Mostra de Audiovisual da Ufopa será nos dias 24, 25 e 26 de março. É um evento de caráter cultural, não competitivo, que tem como objetivo incentivar e divulgar a produção audiovisual na região do Oeste do Pará e contribuir com o calendário cultural da cidade de Santarém (PA). Este ano a Mostra traz seis documentários, produzidos por docentes, técnicos e estudantes da Ufopa.

Abertas inscrições para o Projeto Iurupari/Grupo de Teatro da Ufopa em 2020

Neste ano, o projeto será desenvolvido em dois núcleos: um com crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos, e o outro com jovens e adultos acima de 15 anos de idade. As inscrições podem ser realizadas até 3 de abril. São oferecidas 30 vagas para cada núcleo e não há pagamento de taxa.

Educanorte debate ações do primeiro doutorado em Educação com características amazônicas

No período de 26 a 28 de fevereiro foi realizado, no Auditório Wilson Fonseca, em Santarém, o II Seminário Integrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Amazônia (Educanorte). O evento teve o objetivo de avaliar o processo seletivo e o perfil do primeiro curso de doutorado em Educação em rede cooperativa.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255