Ultima atualização em 12 de Maio de 2021 às 19:25

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 17/2021 | 12 a 18 de maio de 2021

Proppit lança edital para cadastro de projetos de pesquisa e solicitação de bolsas Pibic e Pibiti

O edital visa o cadastro e renovação de projetos de pesquisa, a solicitação de bolsas e o registro de discentes voluntários no âmbito dos Programas Institucionais de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). No dia 20 de maio, às 17h30, a Diretoria de Pesquisa também vai realizar um webinário para tirar dúvidas dos interessados.

Ufopa desenvolve sistema de desinfecção de ar de baixo custo

Em menos de um ano, os pesquisadores do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) desenvolveram o equipamento, que é capaz de reduzir vírus, bactérias e fungos de ambientes com até 60 metros quadrados, o que equivale ao tamanho de uma sala de aula da Unidade Tapajós.

Palestra do PPGSND aborda plágio e uso indevido de imagens em pesquisas científicas

No dia 20 de maio às 14h, a consultora científica e PhD Elisabeth Bik profere a palestra "The Dark Side of Science: Misconduct in Biomedical Research”. A pesquisadora apresentará diversos exemplos de imagens indevidamente duplicadas ou outros tipos de má conduta na pesquisa, como denunciar trabalhos científicos e como revistas e instituições lidam com tais alegações.

Segunda edição do Pint of Science Santarém será dia 18 de maio

Com uma proposta descontraída, o Pint of Science é considerado o maior festival de divulgação científica do mundo. Este ano, a programação local terá como convidado o professor Raoni Aquino para falar sobre o papel das florestas na manutenção do clima.  A mediação será feita pelo professor Rodrigo da Silva e pela jornalista e pesquisadora Talita Baena.

Aberta consulta pública de edital de apoio a projetos de inovação tecnológica

O Programa de Fomento a Projetos de Inovação Tecnológica Inovatec Sociobio tem o objetivo de fomentar grupos de trabalhos e de pesquisa para o desenvolvimento de produtos e novas tecnologias que contribuam para a sociobiodiversidade. Os interessados em contribuir podem enviar sugestões para o e-mail ridh@ufopa.edu.br ou entrar em contato pelo telefone (93) 99216-7720.

Evento debate tecnologia de bioflocos para produção sustentável de peixes da Amazônia

O I Workshop Nacional sobre Tecnologia de Bioflocos na Amazônia será de 21 a 25 de junho, com o tema “Amazônia sustentável: uma nova perspectiva para a aquicultura”. O objetivo é discutir o sistema de produção em bioflocos (BFT), que possibilita vários ciclos de produção com troca mínima de água, e a aplicação no cultivo sustentável de espécies nativas, principalmente tambaqui e matrinxã.

Projeto Maniva Tapajós completa sete anos com distribuição de mais de 15 mil mudas micropropagadas

O projeto começou em 2014 na Vila de Boa Esperança, em Santarém, depois que os produtores enfrentaram elevados prejuízos devido ao aparecimento de um fungo nas plantas. Em sua quarta etapa de atividades, o projeto estende sua atuação para produtores rurais das cidades de Belterra e Mojuí dos Campos.

Projeto Baobá produz material do Cursinho Quilombola para distribuir em comunidades da região

O material de estudo destinado à preparação para o Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) será entregue a cerca de 400 estudantes de 65 comunidades quilombolas de Alenquer, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Santarém. Além da apostila impressa, o projeto também vai produzir aulas gravadas em vídeo para enviar às comunidades.

Proplan divulga cronograma de consolidação da proposta de orçamento de 2021

A proposta, cuja elaboração se iniciou no ano passado, deve ser apresentada em reunião com as unidades acadêmicas e administrativas no dia 17 de maio, antes da apreciação pelo Conselho de Administração (Consad), prevista para o dia 8 de junho.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255