Ultima atualização em 2 de Junho de 2021 às 14:44

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 20/2021 | 2 a 8 de junho de 2021

Estudo aponta presença de elementos químicos em regiões do rio Tapajós nos municípios de Santarém e Itaituba

O trabalho investigou poluentes inorgânicos presentes nas águas, decorrentes da intervenção humana no meio ambiente e que podem afetar a saúde, causando complicações na circulação sanguínea, pele, estômago e rins. Em Santarém, as maiores concentrações de nitrato foram encontradas na orla, e os maiores índices de sulfato e fosfato foram observados em Pajuçara. Em Itaituba, apenas em dois pontos da orla se detectou a concentração do nitrato.

Inscrições ao Processo Seletivo Regular da Ufopa encerram-se dia 5 de junho

No PSR 2021, são ofertadas 1.405 vagas nos cursos de graduação de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. A inscrição é gratuita, online e poderá ser realizada até as 23h59min do dia 5. Podem concorrer candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2019 ou 2020.

CPPD lança edital para candidaturas de representantes docentes para biênio 2021-2023

Serão eleitos um representante titular e um suplente de cada unidade acadêmica da Ufopa para Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). As eleições ocorrerão no período de 21 a 25 de junho pela plataforma SigEleição. As inscrições podem ser realizadas até 4 de junho.

Inscrições abertas para edição virtual do projeto "O Palco Meu Multicampi 2021"

Talentos da comunidade acadêmica poderão apresentar músicas, danças, artesanatos, artes cênicas e plásticas no evento que ocorrerá em 18 de junho, a partir das 15h. As inscrições devem ser realizadas até o dia 10 e são limitadas a quatro participantes de cada campus, obedecendo à ordem de inscrição.

NPD Tapajós inscreve para Mês de Formação Audiovisual 2021

As oficinas são voltadas para produtores independentes, agentes culturais, estudantes, professores ou técnicos em educação que desejem aperfeiçoar conhecimentos sobre fotografia, elaboração de projetos culturais, audiovisual e criação de podcasts. Nesta edição, há ainda duas oficinas inéditas: "Criação de Lives com Stream Yard" e "Criação de Videoaulas".

Dia do Meio Ambiente terá reflexão sobre pandemia

De 5 a 8 de junho de 2021, o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (Gepeea) promove o evento “Educação Ambiental: uma (re)reflexão em tempos de pandemia, a Covid-19”. A cartilha “Covid-19: a ciência em prol da sociedade” será lançada na live de abertura, às 10h, trazendo um histórico sobre a vacina, informações sobre a Covid-19 no Pará e em outros estados do Brasil, além de cuidados com alimentação saudável necessários em tempos de pandemia.

Em Oriximiná, Ufopa e Prefeitura promovem VI Semana do Meio Ambiente com atividades on-line e no campus

A programação vai até o dia 5 de junho e contará com ações de reciclagem (drive-thru) e de limpeza de praças públicas, além de concurso de aplicativos, minicurso de análise de água, quiz virtual sobre meio ambiente e palestras.

Seminário discute estratégias de proteção e valorização do modo de fazer cuias do Baixo Amazonas

O II Seminário do Plano de Salvaguarda do Modo de Fazer Cuias do Baixo Amazonas será nos dias 7 e 8 de junho com transmissão on-line. O evento, promovido pela Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (Asarisan) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), marca os 18 anos da associação e tem a parceria da Ufopa.

Programa Destino Brasil da Andifes oferta cursos on-line

Diversas instituições federais de ensino superior participam do Programa Internacional de Mobilidade Virtual “Destino: Brasil” (IES), oferecendo cursos on-line para divulgar a cultura, a ciência, a língua e a educação brasileiras, que ocorrerão nos meses de julho e agosto de 2021. Os interessados podem escolher o curso e preencher os formulários de inscrição no site do Programa.

Ufopa assina contrato com plataforma de biblioteca virtual

O contrato com a empresa Minha Biblioteca permitirá o acesso ao acervo virtual com mais de 11 mil títulos das mais diversas áreas. A iniciativa busca suprir a demanda da comunidade acadêmica por acesso remoto à informação em meio às restrições impostas pela pandemia.

Consultas públicas abertas

Reformulação da Política de Assistência Estudantil

O novo texto foi pensado diante da necessidade de ampliar e regulamentar lacunas na política atualmente vigente. As contribuições podem ser enviadas até 30 de junho de 2021.

Plano de Indicadores e Metas do PDI 2019-2023

O Plano faz parte da Agenda Estratégica do PDI e demonstra os esforços empenhados e os resultados a ser alcançados até 2023 para o cumprimento dos objetivos estratégicos e da Missão Institucional da Ufopa. A consulta está aberta até 4 de junho.

Regulamentação dos Processos Seletivos Especiais

A consulta foi reaberta e o novo prazo vai até 4 de junho. Institutos e campi também podem enviar as sugestões via memorando eletrônico à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges). Na descrição do assunto do memorando eletrônico, deve-se inserir “Contribuição à regulamentação dos PSEs/Ufopa”.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255