Ultima atualização em 10 de Novembro de 2021 às 17:06

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 42/2021 – 10 a 16 de novembro de 2021

Labimol faz testes de covid-19 para a comunidade acadêmica da Ufopa

Testes RT-PCR dos membros da comunidade acadêmica têm sido feitos pelo Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) desde março de 2021. Desde outubro, o Labimol intensificou o procedimento para garantir a segurança dos membros da comunidade acadêmica no retorno gradual das atividades presenciais. Alunos, professores, técnicos e terceirizados podem solicitar o exame enviando e-mail para labimol@ufopa.edu.br, a partir do qual será feito o agendamento.

Ufopa poderá desenvolver primeiro fitoterápico da Amazônia para combater o AVC

O pesquisador Walace Gomes,  vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco), encontrou pelos menos três neuroprotetores naturais derivados da flora amazônica e assegura que os testes clínicos em humanos se iniciarão em 2022.

Circuito Esportivo da Ufopa terá competições de ciclismo, natação e corrida

As inscrições devem ser realizadas nas Lojas Lupo Santarém e já estão abertas para a comunidade acadêmica e comunidade externa. Os valores são de R$ 50 para o ciclismo e a natação e de R$ 60 para a corrida. Os participantes poderão se inscrever em uma ou mais modalidades.

Aberta seleção para professor substituto de Farmácia

A vaga é destinada a profissional que possua mestrado em Ciências Farmacêuticas, Química ou Alimentos, com graduação em Farmácia, Química ou Alimentos. O profissional atuará no Campus Santarém e terá sua lotação no Instituto de Saúde Coletiva (Isco).

PPG Bionorte inscreve para seleção da turma 2022 do doutorado

Estão abertas até o dia 10 de novembro as inscrições para o doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte. O programa oferece 115 vagas, distribuídas entre 32 instituições de ensino superior e pesquisa da Amazônia Legal. São ofertadas 30 vagas para orientadores do estado do Pará.

Inscrições abertas para curso História e Filosofia do Ensino Superior na África

Abertas até 24 de fevereiro de 2022 as inscrições para o curso “História e Filosofia do Ensino Superior na África”, promovido pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e ministrado pelo Prof. Dr. Jamisse Taimo. Destinado a professores universitários e demais interessados no tema, o curso terá carga horária total de 45 horas e será realizado no período de 11 de março a 29 de abril de 2022, das 8h às 12h (horário de Brasília), às sextas-feiras.

Procce divulga classificação final do Festival de Cinema Tarrafa

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) publicou na quinta-feira, 4 de novembro, o resultado final do Festival de Cinema Tarrafa, premiando dez produções audiovisuais que retratam a Amazônia brasileira nas categorias melhor curta-metragem ficção, melhor curta-metragem documentário, melhor longa-metragem documentário e melhor videoclipe.

Criada empresa júnior do curso de Engenharia de Minas em Juruti

O projeto da Fundação da Amazonita Jr, oficializada em assembleia geral dos discentes no último dia 30, vinha sendo discutido desde os primeiros anos de implantação do curso. A empresa foi criada com o propósito de prestar serviços de consultoria, licenciamento de empreendimentos minerários, realizar estudos e elaborar diagnósticos mineral e ambiental, visando à integração entre universidade e sociedade e à formação profissional dos acadêmicos.

Pesquisa mapeia línguas indígenas faladas no Pará

A proposta visa a construir um mapa interativo e um documentário com a localização dos falantes em terras indígenas, o número aproximado de falantes, o tronco linguístico a que suas línguas pertencem e as indefinições quanto à origem genética de algumas línguas.

Projeto de pesquisa e extensão avalia saúde oral de alunos indígenas da Ufopa

Uma parceria entre a Ufopa, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) desenvolve o Projeto Ewreko com o objetivo de avaliar as condições da saúde oral de acadêmicos indígenas da Ufopa.

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255