Ultima atualização em 17 de Novembro de 2021 às 15:07

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 43/2021 – 17 a 23 de novembro de 2021

Debate entre chapas à Reitoria é nesta sexta-feira, 19

Com mediação do jornalista Zé Rodrigues, o debate será dividido em cinco blocos, com momentos de perguntas da comunidade acadêmica e de perguntas entre os(as) candidatos(as) para temas específicos e livres. A transmissão será pelo YouTube, a partir das 18h30.

Lista de votantes da consulta à comunidade acadêmica já está disponível

Podem votar: docentes efetivos, substitutos e visitantes; técnicos administrativos efetivos; discentes de graduação e pós-graduação matriculados no período letivo vigente. Servidores afastados por licença de tratamento de saúde, licença-maternidade, capacitação e qualificação profissional também votam.

Pesquisadores desenvolvem estudos computacionais que podem facilitar desenvolvimento de fármacos

Os pesquisadores pretendem criar modelos computacionais que possam identificar propriedades farmacocinéticas de peptídeos, moléculas produzidas por organismos vivos que apresentam muitas aplicações nas indústrias farmacêuticas, de cosméticos, agroquímicas e de alimentos. A farmacocinética estuda o caminho percorrido pelos compostos no organismo, isto é, como é metabolizado, da administração até a sua excreção.

Pesquisa da Ufopa descobre uso de suástica como marca de ferrar gado em Santarém

Através dos autos criminais de furto de gado de 1938, pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) e custodiados pela Ufopa em Santarém, o estudante Joanderson Mesquita detectou que a firma Liebold & Cia. marcou o gado de sua propriedade com o sinal da suástica.

Cine Mais Cultura promove debate sobre documentário “Chega de Fiu Fiu”

Lançado em 2018, “Chega de Fiu Fiu” é um desdobramento da campanha de mesmo nome iniciada em 2013 para combater o assédio contra mulheres. O debate virtual ocorrerá pela plataforma Google Meet hoje, às 15h, com as convidadas Carol Azevedo, diretora de Mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE), e Nívea Emyly, graduanda em Geografia pela Ufopa e influenciadora digital.

Inscrições abertas para curso de extensão sobre linguagem cinematográfica

Ministrado pelo cineasta Carlos Alberto, o curso será uma introdução à produção cinematográfica, da escrita ao planejamento e execução. A ação ocorre em parceria com a Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro Amador de Santarém (Atas) no dia 25 de novembro, a partir das 8h, na Unidade Rondon.

Daniel Munduruku faz conferência sobre Literatura Infantil Indígena na quinta-feira, 18

O escritor paraense Daniel Munduruku, premiado com vasta produção literária voltada para o público infanto-juvenil, é o convidado da próxima conferência do IX Seminário do Lelit/Ufopa, que terá como tema a literatura infantil indígena. A conferência ocorrerá na quinta-feira, 18 de novembro, a partir das 20 horas, com transmissão pelo canal do Lelit no YouTube.

Desafios Ciclístico e de Natação têm inscrições prorrogadas até dia 19 de novembro

As competições fazem parte do Circuito Esportivo da Ufopa, que também inclui a IV Corrida da Ufopa. As inscrições devem ser realizadas nas Lojas Lupo Santarém. Os valores são de R$ 50 para o ciclismo e a natação e de R$ 60 para a corrida. Os participantes poderão se inscrever em uma ou mais modalidades.

Pró-reitores de pesquisa e pós-graduação da região Norte discutem temas ligados ao fomento de pesquisas na região

Nos dias 10 e 11 de novembro de 2021, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) organizou a realização do Encontro de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Norte — Amazônia Legal 2021 (Foprop Norte-AL), em formato totalmente virtual.

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255