Ultima atualização em 10 de Fevereiro de 2021 às 17:09

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 6/2021 | 10 a 16 de fevereiro de 2021

Aprovado o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Ufopa

O Comitê tem como objetivo defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade de acordo com padrões éticos. Além das pesquisas desenvolvidas na Ufopa, o CEP poderá atender a demandas de outras instituições do Brasil.

PPGSND abre seleção para bolsa de pós-doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento

O valor da bolsa é de R$ 4.100,00 mensais com duração de 12 meses, podendo ser renovada pelo mesmo período. As inscrições estão abertas até 20 de fevereiro.

Curso vai ensinar como utilizar gerenciador de referências

Será abordada a ferramenta Mendeley, um gerenciador de referências gratuito e também uma rede social que ajuda na organização de pesquisas acadêmicas. O curso sobre Mendeley será no dia 19 de fevereiro, às 15h, pelo YouTube.

Em capítulo de livro, professor da Ufopa reflete sobre perspectiva de indígenas sobre plantas

Em contraponto à ideia de controle dos seres humanos sobre as plantas, o professor Miguel Aparício, vinculado ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), explora a visão indígena no capítulo “Contradomesticação na Amazônia indígena: a botânica da precaução”, que compõe o livro Vozes vegetais: diversidade, resistências e histórias da floresta, publicado neste mês pela editora Ubu.

Pesquisas revelam estética em objetos arqueológicos da Amazônia

O Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi traz dois artigos de pesquisadores do Programa de Arqueologia e Antropologia (PAA): “A paisagem e as cerâmicas arqueológicas na bacia Trombetas: uma discussão da Arqueologia Karaiwa e Wai Wai", da professora Camila Jácome e do egresso Jaime Xamen Wai Wai; e "Os discos perfurados do período Tapajônico: análise tecnológica e questões contextuais", do professor Claide Moraes, da aluna Mayara Sá e do pesquisador Márcio Amaral, do Instituto Mamirauá.

Conheça nossos canais de comunicação:

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255