Ultima atualização em 1 de Junho de 2022 às 11:29

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 14/2022 | 1º a 6 de junho de 2022

Nota da Ufopa sobre o bloqueio no orçamento das universidades públicas federais

As universidades públicas federais sofreram na última sexta-feira, dia 27 de maio de 2022, bloqueio orçamentário de 14,54% dos recursos de custeio. Na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), esse bloqueio compreende o valor total de R$ 6.036.311,00, o que impacta diretamente os serviços de fornecimento de energia, limpeza, vigilância, segurança e demais contratos.

Agronomia de Juruti e Engenharia Civil de Itaituba recebem conceito 4 na avaliação do MEC

Os bacharelados de Agronomia do Campus Juruti e de Engenharia Civil do Campus Itaituba, ambos da Ufopa, obtiveram conceito 4, numa escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento dos cursos de graduação.

Mais quatro cursos da Ufopa alcançam conceito 4 na avaliação do MEC

Os cursos de Engenharia de Minas (Juruti), Administração (Alenquer), Engenharia de Aquicultura (Monte Alegre) e Licenciatura em Química (Santarém) da Ufopa obtiveram conceito 4, numa escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento dos cursos de graduação.

Ufopa publica editais dos Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola

A partir desta quarta-feira, 1º de junho, até o dia 20. Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ).

Na segunda-feira, 30 de maio, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Comissão Permanente de Processos Seletivos (CPPS), publicou os editais do PSEI e do PSEQ para ingresso no ano de 2022. Os dois processos têm etapas diferenciadas na seleção, mas obedecem ao mesmo cronograma de execução.

Ufopa realiza cerimônia de transmissão de cargo à reitora Aldenize Xavier

A transmissão de cargo do professor Dr. Hugo Alex Carneiro Diniz à professora Dra. Aldenize Ruela Xavier, para sucessão da Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), foi marcada por uma cerimônia híbrida, celebrada no auditório da Unidade Tapajós e transmitida pelo canal do Cerimonial da Ufopa no YouTube.

Projeto de extensão da Ufopa sobre áreas verdes abre vagas para voluntários

O projeto de extensão "Espaços verdes como base para sustentabilidade urbana: um diálogo entre sociedade, universidade e canais de comunicação" é vinculado ao Grupo de Estudos e Atividades Socioambientais (Geasa) e está com edital aberto para seleção de voluntários que desejem atuar no projeto, que é cadastrado junto à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce).

GEPEEA/Ufopa promove evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (GEPEEA) da Ufopa realizará no período de 3 a 7 de junho de 2022 uma programação especial alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Com a temática "Educação Ambiental: conhecendo o meio ambiente e valorizando a Vida", o evento é híbrido e contará com diversas atividades educativas, como palestras, rodas de conversa, capacitação, exposições, lançamento de livro, entre outros.

Exposição da Ufopa revela parte da diversidade de fungos do Oeste do Pará

Aberta ao público, a 1ª Exposição Micológica da Ufopa (I EXPOMyco) foi realizada no sábado, 28 de maio de 2022, no Parque da Cidade de Santarém. Com o tema “Sentados em uma mina de ouro”, o evento teve o objetivo de mostrar para a população a diversidade de macrofungos da região Oeste do Pará, com destaque para as espécies de cogumelos silvestres comestíveis.

Administração superior da Ufopa reúne-se com Sectet e vislumbra implantação de curso de turismo em Santarém

A Administração Superior da Ufopa reuniu-se na manhã de segunda-feira, 30 de maio, com a titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) do Pará, Edilza Joana Oliveira Fontes. Na oportunidade, foram discutidas pautas relacionadas ao apoio estudantil.

A reitora da Universidade, Aldenize Xavier, assegurou que com a parceria se torna viável a implantação de curso de turismo no Campus Santarém da Ufopa, além de vários outros cursos nos municípios vizinhos, tanto de graduação quanto de pós-graduação.

Ufopa participa da 6ª Semana Nacional de Arquivos com conferência sobre arquivos especiais

De 6 a 12 de junho de 2022, em todo o país, ocorrerá a 6ª Semana Nacional dos Arquivos, que este ano adere ao tema #SomosArquivo, proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA). Em Santarém, a Ufopa participa da programação nacional, promovendo a 4ª Conferência de Arquivos do Oeste do Pará com a temática "Memórias e trajetórias: perspectivas de suportes para além do papel". O evento local ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de junho, de forma virtual.

Veículo Intercampus terá novos horários a partir de 1º de junho

A Coordenação de Transportes informa à comunidade acadêmica de Santarém os novos horários do veículo Intercampus, que faz a rota entre as unidades Rondon e Tapajós, com início em 1º de junho de 2022.

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br
BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255