Ultima atualização em 15 de Junho de 2022 às 13:11

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 16/2022 | 15 a 20 de junho de 2022

Restaurante Universitário não funcionará nesta sexta-feira, 17

O RU não servirá refeições no dia 17 de junho, decretado como ponto facultativo pelo Ministério da Economia. Na quinta-feira, 16, também não haverá funcionamento devido ao feriado de Corpus Christi.

Ufopa torna facultativo uso de máscara facial

Desde 9 de junho, o uso de máscaras faciais tornou-se optativo. Também não haverá mais a medição de temperatura corporal e não será mais exigida a apresentação do comprovante de vacina contra covid-19 nas entradas das dependências da universidade.

Ufopa realiza campanha de doação de sangue em alusão ao Junho Vermelho

A comunidade acadêmica é convidada a participar da atividade na manhã do dia 21 de junho. A Ufopa vai disponibilizar transporte saindo da Unidade Tapajós para o Hemocentro do Pará (Hemopa). Os interessados devem efetuar inscrição prévia.

Curso aborda alimentação de primatas

De 20 a 25 de junho, das 14h às 18h, será ministrado o curso de extensão "Ecologia Alimentar de Primatas", ofertado pelo Prof. Dr. Pérsio Scavone de Andrade (CFI). As inscrições estão abertas.

Formazon seleciona bolsista graduado para projeto em colaboração universidade-escola

O bolsista deverá desenvolver atividades de pesquisa e extensão no projeto "Formação contínua em colaboração universidade-escola: perspectivas de investigação no contexto amazônico". As inscrições podem ser realizadas até hoje, 15.

V FECITBA lança edital de projetos de iniciação científica para educação básica

A V Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas – Pará (FECITBA-PA) será realizada de 18 a 21 de outubro de 2022, em formato híbrido. O período de submissão de projetos de iniciação científica para a educação básica já está aberto e vai até 19 de agosto pela página do evento.

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Ufopa lança página eletrônica

A partir de agora, as pesquisas científicas que tenham contato com seres humanos, tanto da Ufopa quanto da região, poderão ter acesso às informações necessárias à submissão podem ser consultadas na página.

Núcleo Universitário de Rurópolis implementa Espaço Agroecológico

O Espaço Agroecológico é fruto do trabalho coletivo de discentes e servidores do curso de Agronomia em Rurópolis. Vem sendo construído desde o mês de abril para funcionar como unidade didática multidisciplinar de ensino, pesquisa e extensão.

Ufopa lidera pesquisa sobre potencial repelente de óleos essenciais

A pesquisa é resultado da tese do professor Kauê Santana da Costa, vinculado ao Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa, e combinou abordagens de triagem virtual usando como ponto de partida 1.633 compostos oriundos de óleos essenciais de 71 famílias botânicas.

Eucalipto pode afetar biodiversidade de florestas do entorno de plantações, avalia estudo

Cientistas da Ufopa e da Universidade de Bristol publicaram artigo no periódico Forest Ecology and Management mostrando como florestas plantadas com o eucalipto (Eucalyptus) podem influenciar a biodiversidade de florestas nativas e preservadas. O estudo realizado na região do Jari, no Pará, demonstrou a ocorrência do “efeito de borda”, em até 800 metros para o interior de florestas nativas.

Alunos da Ufopa recebem menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Ensino Superior de Química 2021

Após serem os únicos classificados na região Norte para participar da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química, a OBESQ 2021, os alunos Sthefany Caroline dos Santos Mota e Ian Marcos Gomes Ramos, do curso de Licenciatura em Química do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa, receberam Menção Honrosa pelos resultados obtidos na fase nacional da competição.

MP realiza campanha solidária de doação de cadeiras de rodas

O Ministério Público do Estado do Pará promove a campanha em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (Adefis). Os doadores podem entrar em contato com a 12ª Promotoria de Justiça Cível e Santarém pelo telefone 3512-0474 ou pelo e-mail fundacoesstm@mpp.mp.br.

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br
BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255