Ultima atualização em 14 de Setembro de 2022 às 17:49

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 23/2022 | 14 a 20 de setembro de 2022

Ufopa retoma aulas presenciais com aula magna no dia 19 de setembro

No dia 19 de setembro, a partir das 16h, a Aula Magna, que marca oficialmente a abertura do ano letivo 2022, reúne calouros no  auditório da Unidade Tapajós, em Santarém. O evento também simboliza a retomada das atividades presenciais na Universidade após dois anos marcados pela pandemia da covid-19. A comunidade acadêmica poderá participar presencialmente da palestra "Internacionalização da universidade amazônida: desafios e perspectivas para o século XXI", a ser ministrada pelo Prof. Dr. Edmar Tavares da Costa, docente e pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Eleições: Lançado edital para indicação de diretores e vice-diretores dos institutos da Ufopa

Foi divulgado o edital para consulta prévia à comunidade acadêmica sobre a escolha dos candidatos aos cargos de diretor/diretora e vice-diretor/vice-diretora das unidades acadêmicas do Campus Santarém da Ufopa para os próximos quatro anos (2023-2026). A consulta ocorrerá no dia 5 de dezembro, das 9h às 21h. O processo de consulta, normatizado pelo regimento aprovado pela Resolução nº 296, de 9 de agosto de 2022, do Conselho Universitário (Consun), estabelece um mandato de quatro anos, a contar da data de posse. Participam deste processo as seguintes unidades acadêmicas: CFI, Ibef, Iced, ICS, ICTA, IEG e Isco.

Quinta Geográfica promove debate sobre projetos de pesquisa em Geografia dia 22 de setembro

A edição de setembro de 2022 do evento “Quinta Geográfica” terá o tema “Projetos de Pesquisa em Geografia: práticas e reflexões” e contará com a presença do Prof. Dr. Rafael Zílio Fernandes, da Profa. Dra. Maria Júlia Veiga da Silva e da Profa. Dra. Maria Mirtes Cortinhas dos Santos. Todos os palestrantes são vinculados ao Instituto de Ciências da Educação (Iced). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do preenchimento de formulário on-line. Haverá emissão de certificado com carga horária de 4 horas.

Publicado edital de auxílio financeiro para participação na X Jornada Acadêmica

A partir do dia 16 de setembro estará aberto o período de inscrições para o edital nº 01/2022, referente à concessão de auxílios financeiros para que estudantes de graduação e pós-graduação dos campi regionais participem da X Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará, na cidade de Santarém, no período de 4 a 13 de novembro. No valor de R$ 600, o auxílio poderá ser usado para despesas com passagem, hospedagem, alimentação e confecção de materiais gráficos. As inscrições devem ser realizadas de 16 a 30 de setembro pelo e-mail jornadaacademica@ufopa.edu.br mediante a apresentação dos documentos listados no item 3 do edital.

Procce realiza gincana para integrar educação básica e universidade

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) realiza no dia 11 de novembro de 2022 a gincana “O Conhecimento é Pai D’égua”. A iniciativa faz parte da X Jornada Acadêmica da Ufopa, que acontece de 4 a 13 de novembro. Esta será a primeira edição da gincana, que traz como tema “Ufopa – há 13 anos fazendo a diferença na Amazônia”. O objetivo principal é promover a integração entre a universidade e a educação básica. As inscrições vão de 13 de setembro a 3 de outubro/2022, por meio do formulário on-line disponível na página http://bit.ly/gincanaufopa.

VII Salão de Extensão da Ufopa volta à forma presencial trazendo novidades

O Salão de Extensão da Ufopa retoma seu modo presencial, depois de dois anos com atividades remotas. Este ano, embora a programação ocorra de forma presencial, parte das ações estará disponível para acesso por plataforma virtual. O Salão, realizado desde 2017, é um evento institucional de extensão universitária que visa a agregar e socializar conhecimentos para a comunidade acadêmica e externa por meio da divulgação das diversas atividades extensionistas que vêm sendo realizadas pela Ufopa.

SiteFacebookInstagram
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br
Site: http://www.ufopa.edu.br/comunicacao/
BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255