Ultima atualização em 28 de Setembro de 2022 às 16:58

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 25/2022 | 28 de setembro a 4 de outubro de 2022

Ufopa informa providências a partir da denúncia de racismo

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) informa que, na manhã do dia 28 de setembro, a Reitoria reuniu-se com os alunos indígenas para tratar da denúncia de racismo formalizada à Ouvidoria da universidade na última terça-feira (27). Na reunião, os discentes solicitaram o acompanhamento da apuração em curso e uma comissão interétnica, com representantes dos coletivos estudantis, de entidades ligadas aos movimentos indígena e quilombola e da Gestão Superior da Ufopa para, junto com a Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas da Proges, debater políticas de formação para os servidores da Universidade. No âmbito administrativo, a comissão do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) já foi constituída e terá o prazo de até 60 dias para apuração do fato. O professor da disciplina foi substituído por outros docentes, para que não haja atrasos nem prejuízos acadêmicos à turma.

X Jornada Acadêmica: prazo para submissão de resumos prorrogado até 30 de setembro

Foi prorrogado até sexta-feira, 30 de setembro, o prazo para submissão de resumos à X Jornada Acadêmica da Ufopa. Os interessados poderão apresentar trabalhos nos seguintes subeventos: IX Seminário de GraduaçãoXI Seminário de Iniciação Científica e TecnológicaVII Salão de Extensão e IX Seminário de Pós-Graduação. A programação da X Jornada Acadêmica ocorrerá de 4 a 13 de novembro de 2022, com atividades presenciais em todos os campi da Ufopa e transmissão ao vivo pelo YouTube.

Ufopa realiza colação de grau em Óbidos e Oriximiná

No dia 11 de outubro a Ufopa realiza a colação de grau de concluintes do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Campus Oriximiná. A solenidade está prevista para se iniciar às 9h, no Auditório do Campus, na Rodovia-PA 439, n° 257. No mesmo dia, a partir das 18h, será a vez dos concluintes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Óbidos. O início da colação está marcado para as 18h, no Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na Trav. Lauro Sodré, 229, Centro.

Votação para representantes dos conselhos superiores será na sexta-feira, 30 de setembro

No dia 30 de setembro de 2022, a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) elegerá os representantes docentes, técnicos e discentes dos órgãos que compõem o Conselho Universitário (Consun). A votação será das 8h às 20h pelo SIG-Eleição. Até 29 de setembro, os candidatos podem realizar a campanha eleitoral. Veja quem são os candidatos aqui. Quem vota – São aptos a votar todos os servidores, inclusive os aposentados ou temporariamente afastados, e os discentes regularmente matriculados. Confira o seu nome na lista de votantes.

Discentes podem inscrever equipes para X Jogos Intercampus da Ufopa

De 4 a 13 novembro de 2022 serão realizados os Jogos Intercampus da Ufopa (JIUfopa). O evento, que este ano integra a programação da X Jornada Acadêmica, está na décima edição e tem estimativa de reunir cerca de 500 atletas discentes de sete municípios do Oeste do Pará. Antes de realizar a inscrição, os discentes interessados devem montar suas equipes de acordo com seu instituto (Ibef, IEG, Iced, ICS, ICTA e Isco) e campus regional (Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná) ou coletivo estudantil (CEQ e Dain).

Sinfra recebe doação de bicicletas usadas

A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) da Ufopa recebe doação de bicicletas usadas (comuns ou ergométricas). O material será destinado a um projeto de geração e aproveitamento energético. Quem tiver interesse em doar, seja da comunidade acadêmica (alunos e servidores) ou da comunidade externa, pode entrar em contato pelos telefones da Sinfra: (93) 99169-7904 (WhatsApp) ou (93) 2101-4958 para orientação sobre a entrega. As doações podem ser feitas até 14 de outubro de 2022.

Sacaca, PPGSND e Centro Acadêmico de Antropologia realizam evento de combate ao suicídio

Com o retorno das aulas presenciais da Ufopa, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca) e o Centro Acadêmico de Antropologia Luana Kumaruara, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), realizam na sexta-feira, 30, a partir das 16h, o "Setembro Amarelo e Universidade: Desafios para um Amanhã". O início está previsto para às 16h, no miniauditório do ICS. Na ocasião, serão abordados temas como depressão, ansiedade e suicídio no meio acadêmico e no contexto de pós-pandemia. Para participar, é necessário fazer a inscrição antecipada AQUI.

SiteFacebookInstagram
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br
Site: http://www.ufopa.edu.br/comunicacao/
BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255