Ultima atualização em 19 de Outubro de 2022 às 18:09

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 27/2022 | 19 a 25 de outubro de 2022

JIUFOPA: Jogos Intercampus 2022 deverão reunir cerca de 500 estudantes atletas

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) lançou o edital nº 27/2022 para concessão de auxílio financeiro a alunos da Ufopa que participarão da edição 2022 dos Jogos Intercampus da Ufopa (JIUFOPA). O objetivo é viabilizar a participação de alunos de graduação dos campi da Universidade (Alenquer, Juruti, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná) nos Jogos que ocorrerão em Santarém, no período de 4 a 15 de novembro de 2022. Através do edital, cada aluno selecionado receberá um auxílio de R$ 400,00 para despesas com alimentação e transporte durante os Jogos.

Expo GeoMinas ocorre em Santarém nesta sexta-feira (21) na Unidade Tapajós

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) promove nesta sexta-feira, 21 de outubro, em Santarém (PA), mais uma edição da Expo GeoMinas, ação de popularização das Geociências e Engenharia de Minas. Aberto ao público, o evento ocorrerá das 9h às 18h30 no deque (Espaço Madeirão) da Unidade Tapajós, situada na Rua Vera Paz, bairro do Salé. A exposição contará com vários espaços lúdicos e interativos, como os de exibição de minerais, rochas e fósseis; de mineração; de Geociências; de instrumentação meteorológica; de simulação de trabalhos de campo da Geofísica; e de mídias; além de estandes de empresas juniores que atuam na área.

X Jornada Acadêmica: Arni apresenta experiências no exterior e AIT promove plataforma de inovação da bioeconomia

Ainda dentro da programação da X Jornada Acadêmica, a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) promoverá o evento “Ufopa Internacional” no dia 10 de novembro, a partir das 18h30, no auditório da Unidade Tapajós, em Santarém. O objetivo é socializar com o público informações e experiências de docentes e discentes que participaram de programas e projetos realizados no exterior no período de 2020 a 2022.

Iced realiza ciclo de minicursos Tópicos Emergentes da Migração de Surdos

Nos dias 10 e 23 de novembro deste ano, o Programa MiSordo (Migrante Surdo), em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), promoverá debate sobre temáticas ainda escassas e invisíveis nas pautas acadêmicas e políticas por meio do ciclo de minicursos "Tópicos Emergentes da Migração de Surdos”. O primeiro minicurso será "Interpretação comunitária: uma prática política e social de mediação linguística", ministrado pela Dra. Daniella Avelaneda Orieguela, e ocorrerá dia 10 de novembro, às 19h (horário de Brasília).

Iced realiza Quinta Geográfica sobre Estatuto Epistemológico da Geografia

O Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa) realiza a Quinta Geográfica a partir das 18h30 da próxima quinta-feira, 27 de outubro. O local será o Auditório Wilson Fonseca, da Unidade Rondon, Campus Santarém. O evento, que está na terceira edição, é uma iniciativa da coordenação do Curso de Geografia da Ufopa, organizado pela turma 2019 de Geografia. O tema será “Estatuto Epistemológico da Geografia”, e haverá a presença do palestrante Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, da Universidade de São Paulo (USP), referência nacional sobre a compreensão da ciência geográfica.

Ufopa convoca alunos para regularização acadêmica

A Diretoria de Registro Acadêmico da Proen convoca os alunos remanescentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que ingressaram a partir dos anos de 2005, com vínculo ativo no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), para regularizarem a situação acadêmica. A relação dos convocados está no edital, disponível na página http://www.ufopa.edu.br/proen/academico/regularizacao-academica/.

Além desses alunos, também compõem a lista de regularização acadêmica os alunos ingressantes que: a) estiverem com 0% (zero por cento) de integralização, exceto os(as) ingressantes de 2022; b) estiverem abaixo de 50% (cinquenta por cento) integralizados, para os(as) ingressantes de 2011 até 2016; c) estiverem abaixo de 20% (vinte por cento) integralizados, para os(as) ingressantes de 2017 a 2019, como estabelece o item 8 do edital de convocação.

Abertas até 31 de outubro as inscrições para X Jornada Acadêmica da Ufopa

Seguem abertas, até 31 de outubro, as inscrições para a X Jornada Acadêmica da Ufopa, que ocorrerá de 4 a 13 de novembro de 2022, com o tema “Produzindo ciência e expandindo educação no coração da Amazônia”. Após dois anos de pandemia, essa edição ocorrerá de forma presencial, mas também poderá ser acompanhada ao vivo pelo YouTube. Para participar, os interessados devem se inscrever no site da Jornada.

Lançada campanha de arrecadação para o X Natal Solidário do Ibef

Teve início nesta quarta-feira, 5 de outubro de 2022, a campanha de arrecadação para o X Natal Solidário do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) da Ufopa. Neste ano, serão contempladas três escolas do Planalto santareno. Serão atendidos 80 estudantes, de 4 a 11 anos. É possível contribuir doando roupas, calçados e acessórios até o dia 11 de novembro, para a realização de um bazar. Também serão recebidas doações de livros infanto-juvenis (novos ou usados), materiais escolares (pasta 20 mm, caderno brochura capa dura, caneta, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, giz de cera), materiais esportivos e instrumentos musicais. A arrecadação para esses itens segue até 5 de dezembro. A ação nas escolas será no dia 9 de dezembro de 2022.

SiteFacebookInstagram
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br
Site: http://www.ufopa.edu.br/comunicacao/

BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255