Ultima atualização em 23 de Novembro de 2022 às 09:24

Informativo Eletrônico da Ufopa nº 30/2022 | 2/11 a 8/11/2022

X Jornada Acadêmica: inscrições prorrogadas

Foram prorrogadas até o próximo dia 3 de novembro as inscrições para a X Jornada Acadêmica da Ufopa, que ocorrerá de 4 a 13 de novembro de 2022. As inscrições podem ser feitas na página do evento.
A palestra de abertura será proferida pela Profa. Dra. Graciela Inês Bolzón de Muniz, vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que abordará o tema “O papel da ciência na formação de recursos humanos no Brasil e no mundo”. A cerimônia de abertura será realizada no dia 7 de novembro, no auditório da unidade Tapajós, em Santarém, a partir das 9h. Faça sua inscrição na página do evento.

Continua até o próximo dia 6 de novembro pesquisa sobre demanda de ônibus

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Ufopa está realizando pesquisa junto ao corpo discente do Campus Santarém sobre a demanda de linhas de ônibus para atender à Unidade Tapajós. A consulta segue até o próximo dia 6 de novembro.
A iniciativa surge de uma demanda antiga da Ufopa, que solicita aos órgãos competentes o aumento do número de linhas de ônibus que possam suprir a necessidade, não apenas de estudantes, mas também de servidores e da sociedade em geral, que dependem de transporte coletivo para ter acesso à referida unidade.
A pesquisa visa a embasar a decisão da Secretaria e do Conselho Municipal de Trânsito, que, ao analisarem o resultado, terão clareza sobre a quantidade de usuários que precisam do atendimento, além de saber quais as linhas de ônibus e horários que podem ter alteração da rota dos coletivos.
Responda à consulta aqui.

SBPC prorroga inscrições para o 4º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) prorrogou o prazo das inscrições ao 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” até o dia 6 de novembro, domingo próximo. Contemplando a categoria “Meninas Cientistas”, nesta edição a premiação é dedicada às estudantes de ensino médio e de graduação com notório talento para uma carreira científica promissora.

A SBPC convida pró-reitorias de graduação e pesquisa, secretarias de Educação, escolas e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional para não perderem esta chance e enviarem suas indicações.

Todo ano, desde 2019, a SBPC atribui um prêmio às cientistas mulheres, alternando a concessão do mesmo a cientistas de destaque e a jovens com notório talento para uma carreira científica promissora. Esta 4ª edição se dirige às “Meninas Cientistas” – estudantes do ensino médio e da graduação.

Ao todo serão seis premiadas: três do ensino médio e três da graduação – de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. Elas serão avaliadas pela criatividade e boa aplicação do método científico em projetos de iniciação científica, bem como o potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.

As indicações, com a devida documentação, poderão ser feitas até o dia 6 de novembro, através do formulário on-line, disponível AQUI.

Acesse AQUI perguntas frequentes a respeito das inscrições no prêmio.

Confira o edital AQUI e participe.

Site| Facebook| Instagram
Assessoria de Comunicação da Ufopa