Ultima atualização em 12 de Janeiro de 2022 às 17:31

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 1/2022 – 12 a 18 de janeiro de 2022

Inscrições para edital do PEEx vão até dia 15 de janeiro

Projetos contemplados terão auxílio de R$7.500,00 para execução de atividades; auxílio de R$5.000,00 em pagamento único, destinado ao desenvolvimento de plano de trabalho por um aluno de pós-graduação; bolsas de R$400,00 mensais por 12 meses para alunos de graduação da Ufopa; e bolsas de R$100,00 mensais por 12 meses para alunos de ensino médio da rede pública de ensino na região.

Aberta seleção para especialização em Saneamento e Tecnologia Hídrica

Vinculado ao  Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), o curso terá início em março de 2022, com aulas no período turno noturno e duração de 12 meses, podendo se estender até 18 meses. As inscrições podem ser realizadas até 18 de fevereiro de 2022.

Mestrado do PPGBEES abre inscrições de 17 a 24 de janeiro

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade oferta quatro vagas no edital de seleção para a turma de 2022.1 do mestrado. Os candidatos devem ter formação ou estar em fase final de conclusão de curso nas áreas de Ciências Naturais, Ciências Biológicas, Biotecnologia e Ciências Agrárias.

Acesso às dependências da Ufopa segue protocolo de prevenção à Covid-19

Exige-se comprovação de, pelo menos, duas doses da vacina contra covid-19, uso de máscara e aferição de temperatura. Aqueles que ignorarem as instruções poderão sofrer sanções legais e/ou administrativas.

IV InterPET do Oeste do Pará será dia 13 de janeiro

Serão apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos grupos "Conexões de Saberes de Estudos Interdisciplinares: Comunidades do Campo" e "Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação do (IEG)".

Projeto de extensão vai desenvolver ações na Flona de Saracá-Taquera

O objetivo é apoiar os municípios que não acessam os recursos em razão da baixa capacidade técnico-operacional das administrações locais. Junto com o Serviço Florestal Brasileiro, a Ufopa vai viabilizar a execução de cerca de sete milhões de reais para concessões florestais nos municípios de Oriximiná, Faro e Terra Santa.

Ufopa fará parte de rede global de monitoramento de chuvas

Um grupo das áreas de Ciências Atmosféricas, Geologia e Geofísica da Ufopa fará, a partir deste mês, a coleta da água para fornecer dados à Rede Global de Isótopos de Precipitação (GNIP), operada pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). A coleta será feita por um pluviômetro de isótopos, instalado na Fazenda Experimental da Ufopa com apoio do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Ensaio fotográfico mostra impacto de incêndios de 2019 na savana Alter do Chão

Os incêndios em Alter do Chão, ocorridos em setembro de 2019, ganharam repercussão nacional e internacional, trazendo à tona os conflitos existentes nessa área de proteção ambiental. Em artigo publicado recentemente na revista Iluminuras, a doutoranda Talita Baena mostra os impactos no cenário da savana e explora as controvérsias do uso do fogo na Amazônia.

X Natal Solidário do Ibef leva material escolar e livros a comunidade Pixuna do Tapará

Foram entregues livros, materiais escolares, esportivos e musicais, além de máscaras infantis e 10 kits anticovid para os professores da Escola Municipal N. Sra. de Aparecida.  Os kits continham álcool em gel, máscaras descartáveis, protetores de rosto do tipo face shield e aventais.

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-4999 / comunica@ufopa.edu.br
Bloco 3, Sala 5 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-25