Ultima atualização em 11 de Maio de 2022 às 16:08

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 17/2022 – 11 a 17 de maio de 2022

Administração Superior destaca desafios para período de 2022 a 2026

Em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira, 9 de maio, a captação de recursos e o investimento em pesquisa e extensão universitária foram colocados como metas para a Ufopa nos próximos quatro anos. Outros objetivos incluem a oferta de novos cursos de pós-graduação e consolidação de laboratórios de pesquisa.

Quiz para servidores chama atenção para assédio moral na instituição

A Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) lançou um questionário sobre assédio moral, para ser respondido de forma anônima, com o objetivo de conscientizar, prevenir e combater esta prática no ambiente laboral.

Ufopa vai ampliar oferta de cursos de graduação pelo Forma Pará

Para 2023, serão ofertados os cursos de Licenciatura em Geografia (Oriximiná); Licenciatura Integrada em Matemática e Física (Faro); Licenciatura em Ciências Biológicas (Uruará); Licenciatura em Pedagogia (Trairão); Engenharia Civil (Juruti) e Engenharia Florestal (Mojuí dos Campos).

Aberta seleção para o Mestrado Acadêmico em Ciências da Sociedade

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade (PPGCS) está com seleção aberta para a turma de mestrado do 2º semestre do ano letivo de 2022. São ofertadas 15 vagas. As inscrições podem ser realizadas até 22 de maio.

Inscrições para mestrado em Biodiversidade abrem dia 16 de maio

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBEES) oferta 14 vagas para novos alunos. A turma terá início no segundo semestre de 2022. As inscrições encerram no dia 27 de maio.

Processo seletivo para mestrado em Recursos Naturais da Amazônia recebe inscrições até 18 de maio

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) da Ufopa está ofertando 21 vagas, sendo sete vagas para cada linha de pesquisa: "Bioprospecção e Manejo de Recursos Naturais da Amazônia", "Genética e Conservação da Biodiversidade" e "Processos de Interação da Biosfera e Atmosfera".

Workshop discute política emancipadora de extensão universitária na Amazônia

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) realiza no dia 18 de maio, às 9h, no Auditório da Unidade Tapajós, o workshop “Por uma política emancipadora de extensão universitária na Amazônia”, que visa à consolidação da Política Institucional de Extensão Universitária.

Colóquio de Geografia discute a crise política e sanitária no Brasil e seus reflexos na Amazônia

O VI Colóquio de Geografia do Oeste do Pará ocorrerá entre os dias 24 e 26 de maio de 2022, com o tema “Espaço, Tempo e Movimento: A Crise Política e Sanitária no Brasil e Seus Reflexos na Amazônia”.

Campus Alenquer assessora agricultores familiares e quilombolas no acesso ao PNAE

Quinze agricultores familiares do quilombo do Pacoval e dos assentamentos de reforma agrária do Curumu e o projeto de desenvolvimento sustentável (PDS) Paraíso acessaram mais uma vez o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Alenquer, com auxílio da Incubadora de Economia Solidária da Amazônia, coordenada pelo professor Raoni Azerêdo.

Em parceria com a Ufopa, equipe da UFPA começa catalogação de acervo do IST

Nos dias 6, 7 e 8 de maio, uma equipe de museólogos e restauradores do Grupo de Pesquisa Memórias e Acervos na Amazônia (UFPA) realizaram um trabalho inicial de catalogação do acervo artístico, musical e fotográfico do Instituto Sebastião Tapajós (IST), que abriga e reúne todo o material produzido durante a carreira do violonista e compositor amazônico.

SiteFacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br
BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255