Ultima atualização em 17 de Agosto de 2022 às 13:13

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 31/2022 | 17 a 23 de agosto de 2022

Reitora participa de reunião da Andifes com dirigentes de 40 instituições

A reitora Aldenize Xavier esteve na primeira reunião da nova diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nos dias 12 e 13 de agosto, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O novo presidente, Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), reafirmou o papel da entidade no enfrentamento à defasagem orçamentária do sistema federal de educação superior.

Serviço de nuvem está disponível para todos os servidores

Além das contas setoriais, as contas pessoais já estão liberadas para os servidores com as mesmas credenciais dos demais sistemas da universidade. A capacidade de armazenamento é de 1GB.

Pesquisadores publicam novo registro de insetos condutores de doenças a plantas na Flona Tapajós

As espécies coletadas são Acrogonia albertoi e Diestostemma cavichiolii. A primeira é um tipo de cigarrinha, que é um dos vetores da bactéria Xylella fastidiosa, causadora de doenças em várias culturas agrícolas. Já os insetos da espécie Diestostemma têm importância econômica ainda desconhecida.

Ufopa sedia XXVI Simpósio de Plantas Medicinais em outubro

O evento bienal é organizado pela Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) e instituições de pesquisa do Brasil, e nesta edição tem como tema “Plantas medicinais: integrando conhecimento tradicional e científico”.

“Quinta Geográfica” traz reflexões sobre a natureza e a contaminação do rio Tapajós

No evento serão apresentadas pesquisas realizadas sobre o rio Tapajós relacionadas aos aspectos geomorfológicos e à crescente contaminação por mercúrio. Será no dia 25 de agosto, às 19h no Auditório Wilson Fonseca, da Unidade Rondon.

Podcast “Geofísica do Cotidiano” será lançado na sexta-feira, 19 de agosto

O projeto de extensão propõe trabalhar a popularização dos conceitos específicos, de mercado e curiosidades da Geofísica, a partir da divulgação de conhecimento científico no canal “Geofísica do Cotidiano” no YouTube e no perfil geof.cotidiano_ no Instagram.

SiteInstagram | FacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br

BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255