Ultima atualização em 24 de Agosto de 2022 às 11:20

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 32/2022 | 24 a 30 de agosto de 2022

Inscrição de candidaturas para Consun termina hoje, 24 de agosto

Os interessados devem submeter suas candidaturas por formulário on-line. No ato da inscrição é necessário indicar a qual conselho pretendem concorrer. A homologação das candidaturas será publicada até dia 2 de setembro. O período de campanha eleitoral será de 3 a 29 de setembro.

X Jornada Acadêmica da Ufopa será de 4 a 13 de novembro

Em novembro, a Ufopa convida a sociedade para conhecer os impactos do ensino, pesquisa e extensão universitária no maior evento acadêmico da instituição. Após dois anos de pandemia, a Jornada ocorrerá de forma presencial com o tema “Produzindo ciência e expandindo educação no coração da Amazônia”.

Abertas inscrições para avaliadores internos e externos da Jornada

Podem se inscrever docentes, técnicos e alunos de pós-graduação vinculados ou não à Ufopa. Os interessados devem fazer o login no SigEventos, acessar a Área do Participante e clicar em “Realizar uma nova inscrição” na aba da "Equipe Organizadora do Evento". As inscrições vão até 15 de setembro.

Mestrado Acadêmico em Letras: inscrições até hoje, 24 de agosto

São ofertadas 15 vagas, sendo sete para a Linha 1 – "Línguas, culturas e identidades na Amazônia" e oito para a Linha 2 – "Poéticas da linguagem e culturas na Amazônia". Há reserva de vagas para servidores (2) e para negros, indígenas, quilombolas e PcDs (4).

I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras será em outubro

As inscrições para apresentação de trabalhos são restritas aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), mas o público em geral pode se inscrever como ouvinte. O seminário será nos dias 13 e 14 de outubro.

Prazo de submissão de trabalhos para Encontros Regionais do HISTEDBR segue até 30 de agosto

Com o tema “Educação, Democracia e Diversidade: desafios e proposições”, o III e o IV Encontros Regionais do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) da Ufopa serão realizados nos dias 1º e 2 de dezembro de 2022, de forma virtual.

Seleção de pinturas artísticas para revitalização de muros da Ufopa

A chamada é aberta a grafiteiros, muralistas, pintores e desenhistas. Os artistas deverão enviar o esboço de um desenho, inédito e autoral, inspirado no tema "Saberes Amazônicos: Arte, Cultura e Educação" para ser aplicado no aplicadas nos muros do Bosque Mekdece e do Restaurante Universitário. Inscrições devem ser realizadas até 5 de setembro.

Internacionalização: Ufopa recebe curso da Universidade de Quebec

Estudantes de pós-graduação em ciências ambientais da Ufopa, da Universidade de Brasília e da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM) participam de curso UQAMAZONE-MASSA 2022, no período de 21 de agosto a 3 de setembro. Por ser ofertada de forma bilíngue — em português e francês —, a disciplina acolhe estudantes de pós-graduação de várias nacionalidades. Durante a formação, esses estudantes podem conhecer, vivenciar e compreender melhor os ambientes biofísicos dos ecossistemas terrestres e aquáticos existentes na região, além de enfatizar questões socioambientais, com a necessidade de conciliar as noções de conservação e de desenvolvimento local e regional.

SiteInstagram | FacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br

BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255