Ultima atualização em 22 de Setembro de 2022 às 11:13

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 36/2022 | 21 a 27 de setembro de 2022

Publicada lista prévia de votantes para as eleições dos Conselhos Superiores

A Comissão Eleitoral divulgou a lista prévia dos docentes, técnicos e discentes aptos a participarem da votação de candidatos aos Conselhos Superiores, que ocorrerá no próximo dia 30 de setembro, das 8h às 20h, pelo SigEleições. É possível interpor recurso, nos dias 21 e 22 de setembro, pelo e-mail eleicaoconselhos@ufopa.edu.br.

Reabertas inscrições para avaliadores da X Jornada Acadêmica da Ufopa até 26 de setembro

Docentes, técnicos e alunos de pós-graduação vinculados ou não à Ufopa têm até 26 de setembro para realizar inscrição. Os interessados devem fazer o login no SigEventos, acessar a Área do Participante e clicar em “Realizar uma nova inscrição” na aba da "Equipe Organizadora do Evento". Há 44 vagas disponíveis.

Público lota auditório da Ufopa em Santarém para Aula Magna de 2022

Com capacidade para 600 pessoas, o auditório da unidade Tapajós da Ufopa estava lotado durante a Aula Magna de 2022. Realizado em Santarém na tarde da segunda-feira, 19 de setembro, o evento marcou a abertura do ano letivo de 2022 e a retomada das atividades presenciais na Universidade após dois anos marcados pela pandemia da covid-19.

Ufopa tem primeiro trabalho de mestrado defendido por aluna surda

Com o título “Política pública de educação bilíngue (Libras/português) em Santarém – Pará: o que sinalizam os surdos”, a ex-professora da Ufopa e também aluna Darlene Seabra de Lira abriu um marco importante no processo de inclusão de pessoas surdas em Santarém. Darlene Lira é a primeira aluna surda de pós-graduação a defender um trabalho de mestrado na Ufopa.

Aberto agendamento de atendimentos no ambulatório de Fisioterapia

Servidores ativos e aposentados podem solicitar atendimentos de fisioterapia para orientações de saúde, alívio de queixas de dores e relaxamento, sem necessidade de encaminhamento médico. Os horários são reservados por meio da Agenda Google.

Veículo Intercampus tem novos horários

As saídas serão todas da Unidade Tapajós, sendo a primeira às 7h30 da manhã e a última às 22h30. Haverá apenas um veículo circulando de hora em hora, com exceção no horário do almoço, quando haverá partidas de meia em meia hora: 12h, 12h30, 13h, 13h30 e 14h.

Obras de artistas regionais ilustram muros da Ufopa em Santarém

Utilizando diferentes técnicas, quinze artistas estão colorindo os muros do Bosque Mekdece e do Restaurante Universitário, na entrada da Unidade Tapajós. A intervenção urbana começou nesta terça-feira, 20, e segue até quinta-feira, 22, e têm como tema central “Saberes Amazônicos: Arte, Cultura e Educação".

Bibliotecas reforçam segurança do acervo com tecnologia antifurto

Em Santarém, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) colocou em funcionamento um dispositivo eletrônico de segurança para evitar que seus livros sejam furtados. A iniciativa pretende diminuir o número de furtos, mas também proteger o patrimônio público informacional, existente nas bibliotecas das unidades Tapajós e Rondon, que juntas possuem um acervo de livros de 14.071 títulos e 52.148 exemplares, respectivamente.

E-books bilíngues simplificam linguagem da disciplina Botânica para indígenas

Dois livros eletrônicos elaborados por discentes indígenas do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) nas línguas Munduruku e Wai Wai estão disponíveis para quem tem dificuldade ou curiosidade para entender os termos utilizados na disciplina de Botânica, inserida na grade curricular dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Bacharelado em Ciências Agrárias da Ufopa.

Exposição audiovisual exibe 200 Anos de Independência do Brasil nos Jornais Paraenses

Na próxima segunda-feira, dia 26, será inaugurada a exposição audiovisual 200 Anos de Independência do Brasil nos Jornais Paraenses, em comemoração ao bicentenário em nossa região a partir da imprensa. A abertura será às 19h, no auditório Wilson Fonseca, com a conferência do Prof. Dr. Aldrin Moura Figueiredo (UFPA), referência em história da arte na Amazônia. A mostra ficará em exibição de 26 a 30 de setembro no “Patifão”, na Unidade Rondon, e de 3 a 7 na Unidade Tapajós.

Ufopa realiza II Colóquio Internacional História e Diplomacia em novembro

Em formato remoto, o Colóquio reunirá 15 pesquisadores brasileiros e de outras nacionalidades para discutir a diplomacia medieval e moderna a partir da chamada nova história da diplomacia. O evento ocorrerá nos dias 18 a 23 de novembro e está com inscrições abertas e gratuitas para ouvintes.

SiteInstagram | FacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br

BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255