Ultima atualização em 28 de Setembro de 2022 às 17:51

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 37/2022 | 28 de setembro a 4 de outubro de 2022

Ufopa informa providências a partir da denúncia de racismo

No dia 28 de setembro, a Reitoria reuniu-se com os alunos indígenas para tratar da denúncia de racismo formalizada à Ouvidoria da universidade na terça-feira (27). No âmbito administrativo, a comissão do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) já foi constituída e terá o prazo de até 60 dias para apuração do fato. O professor da disciplina foi substituído por outro docente, para que não haja atrasos nem prejuízos acadêmicos para a turma.

Na esfera penal, a Reitoria encaminhou ofício para a Polícia Federal (PF) comunicando indícios de cometimento de crime de racismo na Universidade. Os discentes solicitaram o acompanhamento da apuração em curso e a composição de uma comissão interétnica, com representantes dos coletivos estudantis, de entidades ligadas aos movimentos indígena e quilombola e da Gestão Superior da Ufopa para, junto com a Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas da Proges, debater políticas de formação para os servidores.

Votação para representantes dos conselhos superiores será na sexta, dia 30

No dia 30 de setembro, a comunidade acadêmica da Ufopa elegerá os representantes docentes, técnicos e discentes dos órgãos que compõem o Conselho Universitário (Consun). A votação será das 8h às 20h pelo SIG-Eleição. Até dia 29, os candidatos podem realizar a campanha eleitoral. Veja quem são os candidatos. São aptos a votar todos os servidores, inclusive os aposentados ou temporariamente afastados, e os discentes regularmente matriculados. Confira seu nome na lista de votantes.

Sinfra recebe doação de bicicletas usadas

A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) recebe doação de bicicletas usadas, comuns ou ergométricas. O material será destinado a um projeto de geração e aproveitamento energético. Quem tiver interesse em doar, seja da comunidade acadêmica ou externa, pode entrar em contato pelos telefones da Sinfra: (93) 99169-7904 (WhatsApp) ou (93) 2101-4958 para orientação sobre a entrega. As doações podem ser feitas até 14 de outubro.

Sacaca, PPGSND e Centro Acadêmico de Antropologia realizam evento de combate ao suicídio

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca) e o Centro Acadêmico de Antropologia Luana Kumaruara, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), realizam na sexta (30), às 16h, no miniauditório do ICS, o "Setembro Amarelo e Universidade: Desafios para um Amanhã". Serão abordados temas como depressão, ansiedade e suicídio. É necessário fazer inscrição antecipada AQUI.

Prorrogado prazo de consulta pública sobre concessão de diárias e passagens

A Proad disponibilizou para consulta pública a minuta da nova resolução que regulamentará os procedimentos para concessão de diárias e passagens em viagens nacionais e internacionais no âmbito da Ufopa. O prazo para contribuições foi prorrogado até 30 de setembro. As sugestões devem ser enviadas pelo formulário on-line, disponível aqui.

Ufopa realiza colação de grau em Óbidos e Oriximiná

No dia 11 de outubro, a Ufopa realiza a colação de grau do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas do Campus Oriximiná. A solenidade terá início às 9h, no Auditório do Campus, na Rodovia-PA 439, n° 257. No mesmo dia, a partir das 18h, será a vez dos concluintes de Licenciatura em Pedagogia do Campus Óbidos. O evento será no Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na Trav. Lauro Sodré, 229, Centro.

SiteInstagram | FacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br

BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255