Ultima atualização em 5 de Outubro de 2022 às 17:47

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 38/2022 | 5 a 11 de outubro de 2022

Eleições do Consun: divulgado resultado final

A Comissão Eleitoral, formada para escolha de membros representantes de categorias universitárias nos Conselhos Superiores da Ufopa, divulgou o resultado final do processo eleitoral para o novos titulares e suplentes do Consepe e Consad.

Campanha de arrecadação para X Natal Solidário do Ibef

Lançada no dia 5 de outubro a campanha de arrecadação para o X Natal Solidário do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef). Neste ano, serão contempladas três escolas do Planalto santareno, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental São Marcos, São José e Santa Rosa. Serão atendidos 80 estudantes, de 4 a 11 anos. É possível contrbuir doando roupas, calçados e acessórios até o dia 11 de novembro, para a realização de um bazar. Também serão recebidas doações de livros infanto-juvenis (novos ou usados), materiais escolares (pasta 20 mm, caderno brochura capa dura, caneta, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, giz de cera), materiais esportivos e instrumentos musicais. A arrecadação desses itens segue até 5 de dezembro. A ação nas escolas será no dia 9 de dezembro.

Webinar sobre bem-estar animal e sistemas de produção

O curso de Zootecnia da Ufopa realiza, de 4 a 6 de outubro, o webinar “Bem-estar animal e sistemas de produção”. Gratuito, o seminário on-line será transmitido, ao vivo, a partir das 14h15, na plataforma YouTube.

Exibição e debate sobre documentário “Remedio México”

Na quinta-feira, dia 6, às 14h, o Grupo de Estudos em Ecologia Histórica e Política das Bacias dos Rios Trombetas, Tapajós e Xingu exibirá o filme documentário "Remedio México", do cineasta Cucho Ramírez, no miniauditório do ICS (sala 327), no BMT (Unidade Tapajós). A exibição será seguida de debate com a presença do coprodutor do documentário, Néstor Jiménez Diaz, e da coordenadora da Associação de Mulheres Munduruku Wakoborun, Maria Leusa Munduruku.

Exposição Saberes Amazônicos

Foi lançada na segunda-feira, 3 de outubro, a 1ª Exposição Arte Muralista "Saberes Amazônicos: Arte, Cultura e Educação". A galeria utilizada é o próprio muro da Universidade na entrada da Unidade Tapajós e reúne o trabalho de quinze artistas visuais que atuam em Santarém e Alter do Chão, selecionados por meio de chamada pública. Os trabalhos contaram com a curadoria de Anderson Pereira, antropólogo, artista plástico e doutorando pelo Museu do Rio de Janeiro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Dos 25 artistas visuais selecionados, quinze participaram desta primeira edição, e cada um teve seis metros de extensão do muro para sua pintura. A intervenção visual durou de 20 a 23 de setembro de 2022, primeira semana de aulas 100% presenciais na Ufopa, após um período de dois anos em ambiente remoto.

Ufopa e Defesa Civil Municipal publicam cartilha sobre riscos ambientais

Com foco na educação ambiental para prevenção de desastres naturais, alunos e professores do ICTA, em parceria com a Coordenação Municipal de Defesa Civil (COOMDEC) de Santarém, publicaram a cartilha "A importância da defesa civil nas ações de prevenção a riscos e desastres". Disponível nas versões impressa e on-line, a cartilha foi desenvolvida no âmbito do projeto de extensão “Espaço Transversais: Perspectivas em Meio Ambiente”, com a participação de alunos da Escola Municipal Ubaldo Correa.

SiteInstagram | FacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br

BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255