Ultima atualização em 26 de Outubro de 2022 às 16:38

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 41/2022 | 26 de outubro a 1º de novembro de 2022

Forma Pará: Ufopa ofertará Administração em Oriximiná e Direito em Almeirim e Novo Progresso

A Ufopa lançou o edital do Processo Seletivo Especial 2023 II, destinado ao provimento de vagas nos cursos de Administração em Oriximiná e Direito em Almeirim e Novo Progresso. A ação resulta de convênio celebrado entre a Ufopa e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET) do Pará, por meio do Forma Pará, em parceria com as prefeituras municipais.

No valor de R$ 20,00, as inscrições serão realizadas de 24 de outubro a 14 de novembro de 2022, exclusivamente pela Internet, no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). No total, são 140 vagas destinadas a candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente, ou que ainda concluirão o período letivo de 2022. Presenciais, os cursos serão ofertados no período noturno.

Rodas de Conversa “Sinais distintivos”

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca) e a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (Iecosol) realizam rodas de conversa sobre Propriedade Intelectual e Sinais Distintivos, debatendo o uso e o registro de sinais distintivos, em especial as marcas e as indicações geográficas. No dia 27 de outubro, o tema será “Atividades de extensão rural no reconhecimento e consolidação da indicação geográfica da farinha de Bragança”, com a palestrante Karine de Almeida Bezerra Sarraf, da Emater-PA. O evento será das 16h às 18h, com transmissão on-line.

Mesa-redonda discute riscos e benefícios de chás de plantas medicinais

Os riscos e benefícios de chás de plantas medicinais são tema da quarta mesa-redonda do XVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, que ocorre esta semana na Ufopa, em Santarém. Mediada pela professora Silvânia Vasconcelos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a mesa será realizada na quinta-feira, 27 de outubro, das 14h às 16h30, no auditório da Unidade Tapajós.

Proplan abre consulta pública para edital de inovação e atuação profissional

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) abriu na quarta-feira, 26, consulta pública para o texto do edital do Programa de Inovação e Atuação Profissional Empreendedora (Piape), que visa a fomentar projetos que executem atividades ou desenvolvam soluções inovadoras para o atendimento de demandas institucionais. As contribuições podem ser enviadas até dia 1º de novembro. O Piape concederá auxílio financeiro para execução de projetos e destinação de bolsas para o desenvolvimento das propostas aprovadas e classificadas.

Quinta Geográfica: Estatuto Epistemológico da Geografia

O Instituto de Ciências da Educação (Iced) realiza, dia 27 de outubro, a partir das 18h30, mais uma edição da Quinta Geográfica no auditório Wilson Fonseca, da Unidade Rondon. O tema será “Estatuto Epistemológico da Geografia”, e haverá a presença do palestrante Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, da Universidade de São Paulo (USP), referência nacional sobre a compreensão da ciência geográfica.

SiteInstagram | FacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br

BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255