Ultima atualização em 22 de Novembro de 2022 às 17:46

Informativo Eletrônico da Ufopa – nº 44/2022 | 22 a 28 de novembro de 2022

Recomendações contra covid-19

Em nota, a Reitoria da Ufopa recomenda que servidores e estudantes adotem medidas de controle contra a covid-19, como utilizar máscaras em ambientes fechados; higienizar as mãos, os objetos e os ambientes com álcool 70%; manter a vacinação contra covid-19 em dia, com as duas doses de reforço.

Nas últimas semanas, foi identificada no Brasil a nova variante BQ.1 do coronavírus e o País vem registrando o aumento de casos da doença e de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). As demandas de realização de exames para detecção de covid-19 no Laboratório de Biologia Molecular (Labimol) também vêm aumentando, assim como o número de casos da doença em diversos setores da instituição.

Novas afrotecas

O projeto de extensão Kiriku, que investiga as relações raciais na primeira infância, estará com uma extensa programação em novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra. Trata-se do Novembro Negro e Solidário, quando serão inauguradas três novas afrotecas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI) Paulo Freire, Antônia Corrêa e Maria Raimunda Pereira de Sousa, da Prefeitura Municipal de Santarém.

Fórum de Ações Afirmativas

Nos dias 22 e 23 de novembro a Ufopa promoverá, no Campus Monte Alegre, o III Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil. Com o tema “Ações Afirmativas e Assistência Estudantil no Ensino Superior: equidade, diversidade e inclusão na universidade multicampi”, o evento contará com mesas temáticas, palestras e apresentações culturais, tanto no formato presencial quanto online, com transmissão ao vivo pelo canal da Proges no YouTube.

Diploma digital

A Diretoria de Registro Acadêmico (DRA) iniciou a emissão de diplomas de graduação no formato digital. A iniciativa segue a determinação do Ministério da Educação (MEC), que prevê que todas as instituições de ensino superior do País passem a emitir, a partir de 2022, diplomas exclusivamente no formato digital, abandonando o formato impresso.

Profletras abre inscrições

O Mestrado Profissional em Letras (Profletras) em rede nacional publicou o edital de realização do exame nacional de acesso ao curso. Os resultados desta edição do exame valerão para ingresso no período letivo 2023.1. Das 590 vagas ofertadas nacionalmente, 10 são destinadas à Ufopa. As inscrições estão abertas até 15 de dezembro de 2022. O Profletras objetiva capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no ensino fundamental.

Salão de Orientação Profissional

V Salão de Orientação Profissional da Ufopa será realizado no dia 1º de dezembro, no Restaurante Universitário, em Santarém. O objetivo é apresentar os cursos de graduação da Universidade aos alunos do ensino médio da região Oeste do Pará, auxiliando-os na escolha de sua carreira acadêmica e também informando sobre o funcionamento e as formas de ingresso na Universidade e sobre a inserção no mercado de trabalho. O Salão é organizado pela Proen, com a intenção de aproximar e fortalecer o relacionamento da Ufopa com alunos da educação básica na região.

SiteInstagram | FacebookTwitter | Youtube | Flickr
Assessoria de Comunicação da Ufopa
E-mail: comunica@ufopa.edu.br

BMT 2, Sala 431 - Campus Santarém - Unidade Tapajós.
Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé. CEP: 68040-255