Ultima atualização em 5 de Janeiro de 2023 às 11:32

Informativo Eletrônico da Ufopa nº 1/2023 | 19/12/2022 a 3/1/2023

Procce disponibiliza os Anais do VII Salão de Extensão da Ufopa

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) disponibilizou os Anais do VII Salão de Extensão da Ufopa, subevento realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2022, durante a X Jornada Acadêmica da Ufopa. A publicação é composta por 131 resumos simples apresentando resultados dos planos de trabalho do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e de outras ações extensionistas realizadas pela universidade na região Oeste do Pará, com de agregar e de socializar conhecimentos para a comunidade acadêmica e externa.

Termina em 12 de janeiro prazo para regularizar situação acadêmica

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) da Ufopa divulgou o resultado final do Processo de Regularização Acadêmica 2022. Os discentes ingressantes dos Processos Seletivos Regulares com pedido de regularização deferido deverão assinar Termo de Compromisso, no período de 6 de dezembro a 12 de janeiro de 2023, nas Unidades Acadêmicas que são vinculados. Já os discentes ingressantes dos Processos Seletivos Especiais e PcDs com pedido de regularização deferido terão o Plano de Percurso Acadêmico realizados pelo Programa Especial de Ajuste de Percurso Acadêmico, conforme edital específico.

Licenciatura em Ciências Biológicas é tema do podcast do Iced

Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa acaba de lançar o segundo episódio do seu podcast quinzenal. Com o tema “O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Iced – Ufopa”, o episódio conta com a participação do Prof. Dr. Gabriel Iketani, atual coordenador do Programa de Ciências Naturais, no qual estão vinculados os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura Integrada em Biologia e Química – percurso Biologia.

Ufopa vai ofertar graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pelo Pronera

A Ufopa e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, no dia 23 de dezembro, parceria para implantação de uma turma especial do curso de Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental para atender a jovens e adultos que vivem em assentamentos reconhecidos pelo Incra. O acordo foi firmado por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Esta será a primeira turma desta modalidade de graduação a ser implantada no país por meio do programa. Serão ofertadas 50 vagas.

Sala multicampi é criada na sede

Situada no 2º andar do Bloco Modular Tapajós II (BMT II), na Unidade Tapajós, a Sala Multicampi da Ufopa já está disponível para uso exclusivo dos servidores dos campi fora da sede quando estiverem em Santarém realizando atividades de trabalho e de capacitação. A sala servirá de local de apoio aos servidores em trânsito. É um espaço com computador, impressora, mesa de reunião, sofá, armários e Internet, que servirá ainda como local de reuniões e ponto de referência e de localização para os servidores. Localizada ao lado da Sala da Auditoria, a Sala Multicampi já está disponível para utilização pelos servidores dos campi regionais. As chaves ficam na portaria do BMT II.

Sinalização indica animais no campus

Uma parceria entre a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e o projeto de extensão Peludinhos da Ufopa possibilitou a instalação de 13 placas de sinalização que indicam a presença de animais de vida livre na Unidade Tapajós/Campus Santarém. Feitas de material reciclável, as placas foram confeccionadas com o objetivo de alertar motoristas e evitar acidentes, principalmente com cães e gatos que vivem na área da Ufopa. As placas foram patrocinadas por servidores que apoiam as ações do Peludinhos da Ufopa. “Foram dez padrinhos que ajudaram a pagar esse serviço, e a Coordenação de Infraestrutura doou mais três placas”, explica o coordenador de Infraestrutura da Sinfra, Edilmar de Sant'Ana Quaresma. As placas foram apadrinhadas por servidores, equipes da Coordenação de Gestão Ambiental e da Coordenação de Infraestrutura, junto com o projeto Peludinhos da Ufopa.

Peixes no rio amazonas podem ser impactados por eventos climáticos extremos

Pesquisa realizada pela Ufopa na Ilha das Marrecas, no Baixo Amazonas, contribui para o entendimento das interações entre eventos climáticos extremos e a reprodução de peixes com diferentes características ecológicas. Publicado na revista Frontiers in Environmental Science, estudo realizado por integrantes do Laboratório de Ecologia do Ictioplâncton e Pesca em Águas Interiores (Leipai) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mostra como eventos climáticos extremos, também conhecidos como El Niño Oscilação Sul (ENOS), afetam a reprodução de peixes na região do Baixo Amazonas. Intitulado “Effects of anomalous climatic events on the structure of fish larvae assemblages in the eastern Amazon” (Efeitos de eventos climáticos anômalos na estrutura de comunidades de larvas de peixes na Amazônia Oriental – em livre tradução), o artigo sugere que a incidência de eventos climáticos extremos, adicionados à exploração pesqueira regional, pode afetar negativamente a fenologia e os padrões demográficos das assembleias de larvas em uma escala temporal curta.

SiteFacebookInstagram
Assessoria de Comunicação da Ufopa