Ultima atualização em 11 de Maio de 2023 às 14:29

Informativo Eletrônico da Ufopa nº 2/2023 | 4 a 10/1/2023

Ufopa divulga calendários acadêmicos de 2023

Estão disponíveis para consulta os calendários acadêmicos da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para 2023. Os calendários, que definem os períodos letivos, foram aprovados pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), conforme as Resoluções nº 52/2022 (graduação) e nº 51/2022 (pós-graduação), no mês de dezembro.

Graduação – Por causa das alterações nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade devido à pandemia de Covid-19, as aulas dos cursos de graduação para o semestre de 2023/1 iniciam-se no dia 7 de setembro de 2023 e vão até o dia 9 de dezembro de 2023. As atividades desse período deverão estar consolidadas até o dia 16 de dezembro de 2023.

Refeições do RU serão reajustadas; preço para alunos permanece

A partir da segunda-feira, 9 de janeiro de 2023, passa a vigorar novo valor da refeição do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para servidores ativos, colaboradores externos e visitantes. Para estes grupos, o valor integral da refeição será de R$ 10,39. Segundo a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), o aumento do valor é consequência do reajuste anual previsto no contrato nº 002/2020, baseado nos índices de inflação, o que possibilita a continuidade do serviço. Será mantido o valor de R$ 3 por refeição aos estudantes de graduação e de pós-graduação da Ufopa, além dos estudantes de outras instituições públicas de ensino superior que estejam desenvolvendo atividades acadêmicas na Ufopa.

Pré-inscrições para Parfor 2023 vão até fevereiro

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prorrogou até o dia 7 de fevereiro o período de pré-inscrição para os cursos que serão oferecidos em 2023 por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Para a etapa de 2023, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está ofertando 640 vagas para 14 turmas pré-aprovadas no edital nº 8/2022, distribuídas em seis municípios da região: Almeirim, Juruti, Óbidos, Oriximiná, Rurópolis e Santarém. De acordo com o cronograma atualizado, os professores da rede pública de educação básica interessados nos cursos pré-aprovados para 2023 devem realizar seu cadastro ou atualização de currículo, incluindo a pré-inscrição no curso de interesse, até o dia 7 de fevereiro na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível na página  https://eb.capes.gov.br/.

Andifes se manifesta sobre atos terroristas em Brasília

Em nota, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) manifestou-se contra os atos terroristas que ocorreram no último domingo, 8, em Brasília. Leia o texto na íntegra:

Manifestação Pública da Andifes

Os atos terroristas que desafiam, ocupam e depredam as sedes dos três poderes de nossa República são intoleráveis, inaceitáveis e inescusáveis.

Os danos contra o patrimônio, contra a soberania popular e contra o Estado de Direito devem ser apurados com todo o rigor, não poupando nenhum terrorista, financiador e articulador destes atos criminosos, bem como aqueles que tenham viabilizado, ainda que por omissão, esse atentado às instituições brasileiras.

Brasília, 8 de janeiro de 2023.

Universidades da Amazônia Legal publicam nota contra atos terroristas

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) assina a nota pública, divulgada neste domingo, 8, em conjunto com outras 13 instituições federais de ensino superior da Amazônia Legal contra os atos golpistas sobre os Poderes da República.

As instituições repudiam os atos e "manifestam veemente indignação e preocupação com a estabilidade institucional do país", exigindo "imediata e exemplar responsabilização dos mentores, financiadores e praticantes dos atos terroristas praticados em Brasília".

A íntegra da nota pode ser lida AQUI no site da Ufopa.

SiteFacebookInstagram
Assessoria de Comunicação da Ufopa