Ultima atualização em 11 de Maio de 2023 às 14:22

Informativo Eletrônico da Ufopa nº 3/2023 | 8 a 11/5/2023

PSR 2023: manifestação de interesse para 2ª chamada até 31 de maio

Os candidatos não selecionados na primeira chamada do Processo Seletivo Regular (PSR) 2023 da Ufopa têm até o dia 31 de maio para manifestar interesse para a próxima chamada, na página https://www.ufopa.edu.br/psr2023/. A manifestação de interesse não garante ao candidato vaga na Ufopa, mas, se ele deixar de fazer a confirmação no prazo estipulado, perderá o direito de concorrer às vagas remanescentes. Ao todo, o PSR 2023 contou com 5.329 inscritos para as 1.410 vagas ofertadas para os 42 cursos de graduação das unidades acadêmicas da sede, em Santarém, e dos seis campi regionais (Itaituba, Monte Alegre, Alenquer, Juruti, Oriximiná e Óbidos). O início das aulas está previsto para 7 de agosto de 2023.

PSR 2023 Habilitação dos aprovados em 1ª chamada ocorrerá em junho

A Ufopa divulgou o edital nº 32/2023-CPPS/Ufopa, de 5 de maio de 2023, referente à habilitação ao vínculo institucional dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Regular Unificado 2023, que ocorrerá durante o mês de junho, de forma presencial, em Santarém e nos demais campi regionais. O candidato deverá apresentar seus documentos para habilitação institucional no campus do curso no qual obteve classificação, ficando vedado se habilitar em campus diverso.

Os documentos, originais e cópias, necessários à comprovação das informações prestadas no ato da inscrição deverão ser apresentados, de forma presencial, pelos candidatos classificados à equipe de habilitação da Ufopa nos locais, datas e horários definidos no anexo I do edital. As dúvidas sobre a documentação deverão ser encaminhadas para o e-mail psr@ufopa.edu.br.

Seminário apresenta Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufopa

A Ufopa realizará nos dias 11 e 12 de maio de 2023, em Santarém (PA), o I Seminário Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (I SIPEEX)com o tema “PEEX: Modelo de integração acadêmica e social na Amazônia”. O objetivo é promover o intercâmbio científico e cultural e o fortalecimento da indissociabilidade de pesquisa, ensino e extensão nas relações entre as comunidades acadêmica e externa, onde os projetos estão inseridos. Gratuito, o evento terá transmissão simultânea das atividades para contemplar a estrutura multicampi da Universidade. Aberto ao público, o seminário contará com palestras e apresentação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos pela Ufopa por meio do Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (PEEX). A abertura ocorrerá na quinta-feira, 11 de maio, às 14h30, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces Tapajós), situada na Rua Siqueira Campos, nº 565, Centro.

Proges divulga guia que orienta comunidade acadêmica a buscar garantia de direitos

A Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas da Proges divulgou o Guia de Direitos e Garantias, que tem o objetivo de levar conhecimento à comunidade acadêmica sobre seus direitos e a busca de suas respectivas garantias. O guia tem 57 páginas e foca principalmente os direitos dos estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação da Ufopa.

Ufopa abre inscrição à VI Feira de Ciências e Tecnologias do Baixo Amazonas

A Ufopa lançou edital com o regulamento para submissão de projetos de iniciação científica de estudantes da educação básica para exposição na VI Feira de Ciências e Tecnologias da Mesorregião do Baixo Amazonas – Pará (VI Fecitba-PA) e na primeira edição da Fecitba Júnior, que ocorrerão, de forma presencial, de 9 a 11 de outubro, em Santarém (PA). Gratuitas, as inscrições dos professores orientadores e para submissão dos trabalhos estarão abertas até 5 de agosto na plataforma https://fecitba.tekoa.ong.br/.

Ufopa abre inscrição da Bolsa permanência a alunos indígenas e quilombolas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira,10 de maio a portaria nº 9/2023, que dispõe sobre a oferta de novas bolsas e abertura do prazo para análise de documentos para elegibilidade ao Programa de Bolsa Permanência (PBP). O benefício é destinado a indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação presencial ofertados pela Ufopa.

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), responsável pela execução do programa de bolsas na Ufopa, homologará até 16 de maio os cadastros dos 147 estudantes, que passarão a receber a bolsa a partir deste mês de maio de 2023, com pagamento em junho de 2023. O critério utilizado para a homologação será a matrícula no período letivo vigente (2022.2).

Iced publica mais uma edição do podcast

O Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa divulgou o 8º episódio de seu podcast, que nesta edição aborda o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Ufopa. Desta vez, o entrevistado é o coordenador do curso, Prof. Dr. Everaldo Almeida do Carmo. Prof. Everaldo Almeida é licenciado em Química (2000) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (2005) e doutor em Química Orgânica/Ensino de Química (2018) pela mesma universidade.

SiteFacebookInstagram
Assessoria de Comunicação da Ufopa