Ultima atualização em 25 de Julho de 2020 às 22:26

Informativo Eletrônico da Ufopa - n° 103 | 28 de novembro a 4 de dezembro de 2018

SERVIDORES

Informativo Eletrônico da Ufopa – n°103 | 28 de novembro a 4 de dezembro de 2018

Avaliação Institucional Interna prossegue até o dia 7 de dezembro

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) prorrogou o prazo até o dia 7 de dezembro de 2018 para a realização da Avaliação Institucional Interna, que contemplará as dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Promovida pela CPA, a avaliação constitui um espaço formal e sistematizado para que todos os integrantes da comunidade acadêmica tenham a oportunidade de se posicionar sobre a vivência institucional, manifestando suas percepções e compreensões sobre os aspectos avaliados.

Progep oferta oficina de férias a filhos de servidores da Ufopa

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento (CDD), irá ofertar de 17 a 21 de dezembro de 2018 a “I Oficina de Férias: Confecção de Blocos de Notas e Agendas”. A oficina é destinada aos filhos dos servidores da Ufopa, na faixa etária de 8 a 12 anos de idade.

Seminário de Ética no Serviço Público será amanhã, 29

A Secretaria-Executiva da Comissão de Ética (Sece) da Ufopa realiza nesta quinta-feira, 29 de novembro, o Seminário de Ética no Serviço Público. A programação tem o objetivo de disseminar a cultura ética no ambiente institucional.

Universidade Multicampi: Ufopa assina contrato para construção do prédio de Itaituba

No dia 20 de novembro de 2018, o reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, assinou o contrato para construção do Bloco Modular Padrão do Campus de Itaituba com a Mix Engenharia, empresa vencedora da licitação realizada no dia 26 de outubro de 2018. As obras devem iniciar-se já no dia 19 de dezembro de 2018. A previsão de conclusão é de 18 meses.

Palestra irá expor pesquisa sobre os povos indígenas Wayana e Aparai

O Laboratório de Etnologia do Programa de Antropologia e Arqueologia (PAA), ligado ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), realiza na próxima quinta-feira, 29 de novembro, a palestra "Pesquisa Intelectual com os Wayana e Aparai – 10 anos de experiências".

Incubadora organiza feira de sementes em parceira com Associação de Mulheres de Belterra

O projeto de extensão Incubadora de Empreendimentos Solidários da Ufopa e a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Município de Belterra (Amabela) estão organizando a Feira Sementes, Sabores e Saberes, que ocorrerá no dia 30 de novembro, das 8h às 16h, no Bosque da Unidade Tapajós.

I Encontro de Ações Afirmativas do Iced será nesta quinta-feira, 29

Promover um espaço de escuta dos estudantes público-alvo da Política de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Oeste do Pará. Esse é o objetivo do I Encontro de Ações Afirmativas do Instituto de Ciências da Educação (Iced), que será realizado na próxima quinta-feira, 29 de novembro de 2018. A programação será realizada das 9h às 21h, no miniauditório HA1 da Unidade Rondon, Campus de Santarém.

Cineasta francês produz vídeo institucional do Centro de Documentação Histórica da Ufopa

O cineasta francês Ludovic Fossard está produzindo um vídeo institucional de apresentação do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas, ligado ao Programa de Ciências Humanas e ao curso de História da Ufopa.

Ibef lança edital para eleger representantes dos cursos de graduação

O Instituto de Biodversidade e Florestas (Ibef) lançou edital para a eleição dos colegiados do instituto, com mandato definido para o biênio 2019-2021. O processo eleitoral vem sendo administrado por uma Comissão Eleitoral, designada pela portaria nº 32, de 9 de novembro de 2018.

A votação está marcada para o dia 7 de janeiro de 2019, com data prevista para divulgação do resultado final para 17 do mesmo mês.

Proppit e AIT promovem Semana de Inovação Tecnológica na Ufopa

A Agência de Inovação Tecnológica (AIT) e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) realizam no período de 10 a 14 de dezembro a Semana de Inovação Tecnológica. O objetivo é fomentar a discussão sobre empreendedorismo, ecossistemas de inovação e o papel de cada um de seus atores no desenvolvimento da região. O evento será realizado na Unidade Tapajós, localizada na Rua Vera Paz, s/n, bairro Salé.

Pesquisa da Ufopa sobre balata é destaque no blog Scielo em Perspectiva – Humanas

O blog científico SciELO em Perspectiva – Humanas publicou esta semana uma série especial de reportagens sobre o Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi – Ciências Humanas. Produzida pelas jornalistas Jimena Felipe Beltrão, editora científica do Boletim do Museu Goeldi – Ciências Humanas, e Silvia de Souza Leão, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (Unama), a série destaca artigos científicos publicados no periódico ao longo de 2018.

A professora Luciana Gonçalves de Carvalho, do curso de Antropologia da Ufopa, é um dos destaques dessa produção jornalística sobre o centenário boletim do Museu Goeldi, participando da matéria “Balata, cumaru e a exploração de recursos na Amazônia”. Junto com Brenda Rúbia Gonçalves Souza e Ana Paula Araújo Cunha, ela é coautora do artigo “Passaporte para a floresta: a regulação do extrativismo de balata na Floresta Estadual do Paru, estado do Pará, Brasil”, publicado este ano no referido boletim, o qual discute a situação de balateiros, extratores de seringa, pós-apogeu da borracha.

Visite o site da Pró-Reitoria de Gestão de Pesssoas

Conheça nossos canais de comunicação:
Site Facebook Twitter Youtube Flickr
Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470