Ultima atualização em 21 de Julho de 2020 às 00:35

Boletim Informativo da Universidade Federal do Oeste do Pará
nº 50 | 23 a 29 de maio de 2017

Ufopa busca parceria com o 3º BPM para intensificar segurança no Campus Santaré

A Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará esteve reunida na manhã desta sexta-feira, 19 de maio, com o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Aldemar Maués. Na oportunidade, a reitora, Raimunda Monteiro, e o vice-reitor, Anselmo Colares, solicitaram que seja destinada maior segurança no entorno de todas as unidades que compõem o Campus da Ufopa em Santarém. A reitora expôs os riscos a que estão expostos e episódios de assaltos a servidores e alunos.

PPGE publica normas do processo seletivo 2018 para mestrado em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufopa divulgou nesta segunda, 22 de maio de 2017, um informe com as diretrizes do processo seletivo 2018 para ingresso no curso de mestrado em Educação, do qual poderão participar graduados em qualquer área de conhecimento, com projeto de pesquisa em Educação e em conformidade com as linhas de pesquisa e campos de investigação dos docentes do programa.

Maio Amarelo: ciclo de palestras aborda segurança no trânsito no dia 25

Na próxima quinta-feira, 25 de maio de 2017, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Santarém (SMT) irá realizar o ciclo de palestras “Sobreviver no trânsito: uma questão de atitude”, com o objetivo de conscientizar a população sobre o comportamento seguro no trânsito. A ação, que faz parte do movimento mundial Maio Amarelo, conta com a parceria da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Trânsito do Pará (Detran), Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Câmara Municipal de Santarém.

Com novo viveiro florestal, Ufopa atenderá cadeia produtiva da silvicultura

Em breve, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) contará com ambientes de ensino e pesquisa que abarcarão toda a cadeia produtiva da silvicultura, iniciando pelas sementes florestais, passando pelos viveiros e chegando, finalmente, ao plantio propriamente dito. A silvicultura é uma ciência que estuda métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar povoamentos florestais, com o objetivo de satisfazer as necessidades do mercado. Ao mesmo tempo, prevê a aplicação desse estudo na manutenção, aproveitamento e uso racional das florestas, além de estar relacionada à cultura madeireira.

Pesquisas investigam robótica e gamificação como ferramentas pedagógicas

Vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no âmbito do mestrado acadêmico em Educação, as pesquisas oriundas do Laboratório Oficiber (Proext) trouxeram à tona temas que estão despontando nas rodas acadêmicas. É o caso da robótica educacional livre e das práticas pedagógicas da gamificação. Defendidas recentemente, as dissertações receberam recomendação para publicação.

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470