Criado em 21 de Julho de 2020 às 01:08

Boletim Informativo da Universidade Federal do Oeste do Pará
nº 51 | 30 de maio a 5 de junho de 2017

Aula Magna para calouros 2017 da Ufopa será no dia 1º de junho

Este ano, os novos alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) irão iniciar a trajetória acadêmica com a Aula Magna “Desafios da Educação Superior no Século XXI”, que terá como palestrante o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher. A Aula Magna será proferida na próxima quinta-feira, 1º de junho de 2017, às 18h no Auditório da Unidade Tapajós. O evento é aberto ao público.

Proppit lança edital de seleção de projetos Pibic e Pibiti

Docentes podem submeter propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) no período de 25 de maio a 18 de junho. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) lançou o edital de seleção para custeio de 149 bolsas com vigência de 1º de agosto de 2017 a 31 de julho de 2018, sendo 15 para estudantes indígenas e quilombolas.

Normas do mestrado em Educação trazem reservas de vagas a servidores da Ufopa

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Ufopa divulgou na segunda, 22 de maio de 2017, um informe com as diretrizes do processo seletivo 2018 para ingresso no curso de mestrado em Educação. Para 2018, serão oferecidas 25 vagas. Uma parcela das vagas será reservada a servidores da Ufopa, conforme determina legislação específica da instituição.

Encontro de Modelagem Computacional e Tecnologia de Materiais será em outubro no RJ

O XX Encontro Nacional de Modelagem Computacional e o VIII Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais ocorrem de 16 a 19 de outubro de 2017 em Nova Friburgo (RJ). O período de inscrição será de 10 de agosto a 29 de setembro pela página do evento no valor de R$ 120,00. No local do evento, o valor será de R$ 170,00.

Pesquisas investigam robótica e gamificação como ferramentas pedagógicas

Vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no âmbito do mestrado acadêmico em Educação, as pesquisas oriundas do Laboratório Oficiber (Proext) trouxeram à tona temas que estão despontando nas rodas acadêmicas. É o caso da robótica educacional livre e das práticas pedagógicas da gamificação. Defendidas recentemente, as dissertações receberam recomendação para publicação.

I Semana Socioambiental da Ufopa será de 12 a 14 de junho

Nos dias 12,13 e 14 de junho de 2017 o Time Enactus da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza a I Semana Socioambiental nos Auditórios das Unidades Amazônia e Tapajós, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão (Procce). Aberto à comunidade acadêmica e sociedade em geral, o evento irá discutir políticas públicas de meio ambiente e seus impactos na cidade de Santarém e da região Oeste do Pará.

Ufopa promove I Seminário de Assistência Estudantil dias 8 e 9 de junho

Com a intenção de construir participativamente a Política de Assistência Estudantil da Ufopa, a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) promoverá, dias 8 e 9 de junho de 2017, o I Seminário de Assistência Estudantil da Universidade, com o tema “Políticas, Desafios e Perspectivas”. O evento será realizado no auditório anexo da unidade Amazônia, em Santarém.

Arni retifica edital do Programa Ibero-Americanas Santander Universidades

A Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) publicou um aditivo ao edital de seleção de bolsistas do Programa Ibero-Americanas Santander Universidades. De acordo com o documento, os candidatos têm até o dia 12 de junho para entregar a documentação comprobatória, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, na Secretaria da Arni.

Dia Mundial do Meio Ambiente será lembrado com palestras e exposição de trabalhos

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e apresentar resultados de pesquisas em educação ambiental desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental (Gepeea), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio do Instituto de Ciências da Educação (Iced), realiza no período de 5 a 7 de junho a I Mostra de Trabalhos de Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental. Na programação do evento estão previstas oficinas, palestras e mostra de fotografias. As atividades ocorrerão em duas unidades acadêmicas da Ufopa e também em escolas da rede pública de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470