Criado em 21 de Julho de 2020 às 00:52

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 56 | 11 a 17 de julho de 2017

ALUNOS

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 56 | 11 a 17 de julho de 2017

Aumento da emissão de isopreno na floresta amazônica é confirmado em pesquisa

Entender a complexidade da floresta amazônica e a influência dela no clima do planeta é o foco de várias pesquisas realizadas em cooperação internacional na região. Em um desses estudos, com resultados publicados na Nature Communications, uma rede de pesquisadores, entre eles, o professor Júlio Tota, do curso de ciências atmosféricas da Ufopa, ficou demonstrado um aumento de emissões de isopreno na floresta, provocado pela alta da temperatura de vegetação e a radiação solar na estação seca.

PDI 2017-2023: concluída a fase de sensibilização e treinamento

Terminou na última quinta-feira, 6, com a realização da última oficina na sede, a fase de sensibilização e treinamento para a elaboração participativa do PDI 2017-2023. Cerca de 100 pessoas, entre docentes, técnicos administrativos e estudantes e também a reitora Raimunda Monteiro, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clodoaldo dos Santos, e professores membros das comissões técnicas estiveram presentes na ocasião.

Feira da Agricultura Familiar será no espaço Muiraquitã a partir desta quinta-feira, 13

A Feira da Agricultura Familiar da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) mudou de local: a partir do dia 13 de julho, será realizada no espaço cultural Muiraquitã, no térreo da Unidade Amazônia. Aberta ao público em geral, a Feira reúne produtores de Mojuí dos Campos, Belterrra e Santarém, todas as quintas-feiras, para a comercialização de frutas, hortaliças, farinhas, doces, polpas, galinha caipira e outros produtos da agricultura familiar com preço acessível.

Administração Superior discute infraestrutura da Ufopa com a comunidade acadêmica

Na manhã do dia 5 de julho de 2017, servidores e discentes da Ufopa lotaram o Auditório Anexo à Unidade Amazônia para discutir com a Administração Superior o contexto atual da Universidade, no que se refere à infraestrutura. A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) apresentaram valores orçamentários e dados em relação às obras  iniciadas, previstas e executadas no período de 2010 a 2017.

Evento discute diversidade e ações afirmativas sob ótica da Antropologia

O Programa de Arqueologia e Antropologia (PAA) da Ufopa realizará, entre os dias 14 e 19 de julho, o evento “Multiplicidades: Entre terreiros, políticas, afetividades e relações de gênero” no Auditório Anexo à Unidade Amazônia. O encontro irá discutir diversos eixos temáticos, como diversidade, ações afirmativas e relações de gênero.

Evento discute preconceito e religiões afro-brasileiras

No dia 13 de julho de 2017 acontecerá mais uma edição do ciclo de debates “Onde mora nosso preconceito?”, que irá tratar do tema “Religiões afro-brasileiras e os preconceitos na sala de aula”. O debate será às 14h30 na sala R1 da Unidade Rondon. As inscrições podem ser feitas no local, antes do evento. A participação é aberta aos interessados. Também será emitido certificado de participação.

AIESEC Santarém seleciona voluntários

A AIESEC Santarém está com inscrições abertas no processo seletivo para novos membros. As inscrições ocorrem até o dia 14 de julho na página http://bit.ly/seletivoAIESEC. A organização é gerida apenas por jovens e atua em 126 países e territórios desenvolvendo liderança. Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de tornar palpável o desenvolvimento das Metas Sustentáveis (ODS) para 2030.

Curso de Gestão Pública debate direito à cidade

O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) está com inscrições abertas para o minicurso intitulado “Direito à Cidade e Gestão Pública”, que será realizado nos dias 13 e 14 de julho, das 14h às 18h, no Laboratório de Ensino do ICS, localizado no 2º andar da Unidade Amazônia (Av. Mendonça Furtado). As inscrições podem ser feitas de manhã e à noite no próprio Laboratório de Ensino. Informações pelos telefones 99182-3001, 99929-8237, 99145-5994.

Proen publica informe sobre mobilidade acadêmica interna

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) divulgou ontem, 6, um informe sobre o Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica Interna 2017 da Ufopa. Serão realizados dois processos seletivos: o primeiro será mais específico, destinado a estudantes que ingressaram até 2013 e ainda não possuem um curso definido. Após o preenchimento destas vagas, será lançado um novo edital para os discentes que queiram trocar de curso.

Proen publica novo cronograma para seleção de programa de mobilidade externa do Ibef

Em nota publicada nesta segunda-feira, 10, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) anulou o resultado final do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) no Programa de Mobilidade Acadêmica Externa Nacional. A medida, orientada pela Procuradoria da Ufopa, visa à reanálise dos projetos submetidos pelo instituto a fim de garantir isonomia e imparcialidade no julgamento das propostas.

Conheça nossos canais de comunicação:

Site | Facebook | Twitter | Youtube | Flickr

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470