Criado em 21 de Julho de 2020 às 00:52

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 56 | 11 a 17 de julho de 2017

SERVIDORES

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 56 | 11 a 17 de julho de 2017

Aumento da emissão de isopreno na floresta amazônica é confirmado em pesquisa

Entender a complexidade da floresta amazônica e a influência dela no clima do planeta é o foco de várias pesquisas realizadas em cooperação internacional na região. Em um desses estudos, com resultados publicados na Nature Communications, uma rede de pesquisadores, entre eles, o professor Júlio Tota, do curso de ciências atmosféricas da Ufopa, ficou demonstrado um aumento de emissões de isopreno na floresta, provocado pela alta da temperatura de vegetação e a radiação solar na estação seca.

PDI 2017-2023: concluída a fase de sensibilização e treinamento

Terminou na última quinta-feira, 6, com a realização da última oficina na sede, a fase de sensibilização e treinamento para a elaboração participativa do PDI 2017-2023. Cerca de 100 pessoas, entre docentes, técnicos administrativos e estudantes e também a reitora Raimunda Monteiro, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Clodoaldo dos Santos, e professores membros das comissões técnicas estiveram presentes na ocasião.

Feira da Agricultura Familiar será no espaço Muiraquitã a partir desta quinta-feira, 13

A Feira da Agricultura Familiar da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) mudou de local: a partir do dia 13 de julho, será realizada no espaço cultural Muiraquitã, no térreo da Unidade Amazônia. Aberta ao público em geral, a Feira reúne produtores de Mojuí dos Campos, Belterrra e Santarém, todas as quintas-feiras, para a comercialização de frutas, hortaliças, farinhas, doces, polpas, galinha caipira e outros produtos da agricultura familiar com preço acessível.

Administração Superior discute infraestrutura da Ufopa com a comunidade acadêmica

Na manhã do dia 5 de julho de 2017, servidores e discentes da Ufopa lotaram o Auditório Anexo à Unidade Amazônia para discutir com a Administração Superior o contexto atual da Universidade, no que se refere à infraestrutura. A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) apresentaram valores orçamentários e dados em relação às obras  iniciadas, previstas e executadas no período de 2010 a 2017.

Evento discute diversidade e ações afirmativas sob ótica da Antropologia

O Programa de Arqueologia e Antropologia (PAA) da Ufopa realizará, entre os dias 14 e 19 de julho, o evento “Multiplicidades: Entre terreiros, políticas, afetividades e relações de gênero” no Auditório Anexo à Unidade Amazônia. O encontro irá discutir diversos eixos temáticos, como diversidade, ações afirmativas e relações de gênero.

Evento discute preconceito e religiões afro-brasileiras

No dia 13 de julho de 2017 acontecerá mais uma edição do ciclo de debates “Onde mora nosso preconceito?”, que irá tratar do tema “Religiões afro-brasileiras e os preconceitos na sala de aula”. O debate será às 14h30 na sala R1 da Unidade Rondon. As inscrições podem ser feitas no local, antes do evento. A participação é aberta aos interessados. Também será emitido certificado de participação.

Curso de Gestão Pública debate direito à cidade

O Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) está com inscrições abertas para o minicurso intitulado “Direito à Cidade e Gestão Pública”, que será realizado nos dias 13 e 14 de julho, das 14h às 18h, no Laboratório de Ensino do ICS, localizado no 2º andar da Unidade Amazônia (Av. Mendonça Furtado). As inscrições podem ser feitas de manhã e à noite no próprio Laboratório de Ensino. Informações pelos telefones 99182-3001, 99929-8237, 99145-5994.

VI Jornada Acadêmica: docentes podem se inscrever em Comitê de Avaliação Científica

Está aberto o prazo de manifestação de interesse para docentes que desejam atuar como avaliadores no Comitê de Avaliação Científica (CAC) da VI Jornada Acadêmica da Ufopa. O CAC irá avaliar os trabalhos submetidos para o V Seminário de Ensino de Graduação, que fará parte da programação da Jornada, nas seguintes áreas: Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Biológicas; Ciências Agrárias; e Ciências da Saúde.

Conheça nossos canais de comunicação:

Site | Facebook | Twitter | Youtube | Flickr

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470