Criado em 15 de Julho de 2020 às 15:11

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 60 | 8 a 14 de agosto de 2017

ALUNOS E PÓS-GRADUAÇÃO

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 60 | 8 a 14 de agosto de 2017

PDI 2017-2023: Campus de Juruti convida sociedade para construção do diagnóstico estratégico da Ufopa

A Ufopa abre a segunda etapa de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2023 no Campus de Juruti, com a construção do diagnóstico estratégico na próxima quinta-feira, 10 de agosto, a partir das 19h no Auditório da Secretária Municipal de Saúde. Além da comunidade acadêmica, gestores públicos, empresários, entidades e sociedade em geral são convidados a participar do evento para apresentar a opinião acerca da Universidade e pontos que precisam ser melhorados.

Jornada Acadêmica: submissão de minicursos termina domingo, 13

Encerra-se nesta semana (13/8) o prazo para submissão de minicursos para a VI Jornada Acadêmica da Ufopa, que será realizada no período de 11 a 16 de setembro de 2017. O tema escolhido para este ano foi “Ensino, Pesquisa e Extensão na Região Oeste do Pará”. A Jornada é um dos principais eventos da Ufopa e também um dos mais esperados.

Dia do Estudante terá programação de esporte e lazer na Unidade Tapajós

Para a próxima quinta-feira, 10 de agosto, a Ufopa organizou uma programação especial em comemoração ao Dia do Estudante. No bosque ao lado da Reitoria, na Unidade Tapajós, a Coordenação de Esporte e Lazer (CEL), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), irá realizar atividades de xadrez, pebolim, tênis de mesa, vôlei e karaokê, no período das 15h às 19h. Às 17h, haverá ainda uma aula de crossfit. A ação marca a chegada de novos equipamentos de esporte e lazer à Universidade.

Abertas inscrições para voluntários no VII Seminário de Iniciação Científica

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) irá selecionar dois discentes da Ufopa para atuar como voluntários na organização do VII Seminário de Iniciação Científica, no período de 22 de agosto a 22 de setembro. Uma vaga será para o turno da manhã e a outra para a tarde. As inscrições serão realizadas de 4 a 8 de agosto, no horário das 8h às 18h, na sala 8 da Proppit. Os discentes serão selecionados de acordo com análise de currículo e entrevista.

ICTA promove diálogo sobre políticas públicas e desenvolvimento territorial na Amazônia

A coordenação do curso de Gestão Ambiental, vinculado ao Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa, realiza nesta quarta-feira, 9 de agosto, a segunda edição do projeto “Espaços Transversais: Perspectivas em Meio Ambiente”, que tem o objetivo de promover o diálogo acerca de temas ambientais emergentes na região oeste do Pará. O debate ocorrerá a partir das 19h, no miniauditório I do prédio anexo à Unidade Amazônia.

Lapmat promove minicursos de cálculo

Estão abertas as inscrições para o IV Ciclo de Minicursos do Laboratório de Aplicações Matemáticas (Lapmat) da Ufopa, que ocorrerá de 14 a 18 e de 22 a 25 de agosto, na Unidade Rondon. O evento tem por objetivo arrecadar recursos para subsidiar atividades acadêmicas. Serão realizados quatro minicursos com carga horária de 10 horas: Pré-cálculo, Cálculo - Limite, Cálculo - Derivada e Cálculo Integral.

Doutorandos da Ufopa criam site para fomentar ecoturismo em comunidades da Flona

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa lançam, na próxima segunda-feira, 7 de agosto, o website https://jamaguari.wixsite.com/meusite. Como o próprio nome sugere, a página reúne informações das comunidades Maguari e Jamaraquá, ambas localizadas no interior da Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Muito além do laboratório: famílias ribeirinhas confirmam parâmetros testados em pesquisa sobre produção de pescado

Projeto Peixe Novo, desenvolvido em parceria com a MRN, pode mudar a forma de manejo da piscicultura na Amazônia brasileira. Os principais parâmetros testados nos laboratórios da Universidade Federal do Oeste do Pará em Oriximiná foram água aquecida, alimentação fracionada rica em vitaminas naturais, principalmente camu-camu e açaí, aliadas à tecnologia da construção de tanques de madeira adaptados para aproveitar o calor solar.

Conheça nossos canais de comunicação:

Site | Facebook | Twitter | Youtube | Flickr

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470