Ultima atualização em 15 de Julho de 2020 às 19:16

ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 62 | 22 a 28 de agosto de 2017

PDI 2017-2023: dia 30 começa etapa de diagnóstico institucional participativo

No período de 30 de agosto a 5 de outubro ocorrerá a etapa do Diagnóstico Institucional, penúltima fase do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2023 da Ufopa. Ao todo, são seis os Grupos Temáticos (GTs), nos quais serão discutidos os temas relevantes para a gestão da Universidade. São eles: Perfil Institucional; Projeto Pedagógico Institucional; Gestão Institucional; Infraestrutura; Aspectos Financeiros e Orçamentários; Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional.

Aberto processo de eleição de membros dos Conselhos Superiores

A Comissão Eleitoral publicou o edital nº 001/2017, que regulamenta a eleição de representantes da comunidade acadêmica para compor os conselhos superiores da Ufopa. Entre docentes, discentes e técnicos serão eleitos 48 integrantes, incluídos os suplentes, para mandato de dois anos. De acordo com o calendário eleitoral, o período de inscrições das candidaturas será de 25 de agosto a 1º de setembro de 2017. Já a campanha eleitoral ocorrerá de 11 a 30 de setembro. A votação será realizada no dia 2 de outubro.

Jornada Acadêmica: VII Seminário de Iniciação Científica com inscrições abertas

Estão abertas até o próximo dia 31 de agosto as inscrições para a submissão de trabalhos ao VII Seminário de Iniciação Científica, que ocorrerá dentro da programação da VI Jornada Acadêmica da Ufopa de 2017. Nesta edição serão realizados três eventos simultâneos: o III Salão de Extensão, o V Seminário do Ensino de Graduação e o VII Seminário de Iniciação Científica, que irão ocorrer nas unidades Amazônia, Rondon e Tapajós da Ufopa, em Santarém.

Cursos da Ufopa têm reconhecimento renovado pelo MEC

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) obteve a renovação de reconhecimento de quatro cursos de graduação: Bacharelado em Sistemas de Informação, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Matemática e Pedagogia. As portarias, emitidas pelo Ministério da Educação (MEC), foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) no meses de julho e agosto.

Representantes estudantis visitam obras da Ufopa

Representantes de turma e de entidades estudantis da Ufopa reuniram-se na manhã da última quinta-feira, 17, com a Administração Superior para dirimir as principais dúvidas sobre questões infraestruturais da instituição. Em visita guiada pela Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), os estudantes também puderam conhecer as instalações do Núcleo de Tecnologia e Inovação e do Restaurante Universitário, além do Seminário São Pio X, que é uma das alternativas de locação pela Universidade.

Pesquisa indica santarenos com altos níveis de mercúrio no sangue pela ingestão de peixe

Décadas após o auge da atividade garimpeira na região do Oeste do Pará, um estudo realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) traz à tona, novamente, o grave problema da exposição da população ao mercúrio. Dessa vez, o foco gerador não é mais o garimpo, durante muitos anos considerado o principal responsável pela contaminação do meio ambiente por mercúrio. Atualmente, atividades relacionadas ao uso do solo, como desmatamentos, queimadas e a construção de hidrelétricas, são as que mais contribuem para a contaminação.

Comunicação implementa mural eletrônico nas bibliotecas

Para melhor informar os alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Coordenação de Comunicação, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), está implementando o Mural Eletrônico em televisores nas três bibliotecas do Campus de Santarém e no Patifão, na Unidade Rondon. Nas TVs, os discentes podem conferir as principais ações e eventos da Universidade, atualizados a cada semana.

Abertas inscrições para oficina de construção de projetos de pesquisa

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (Gepeea) da Ufopa promoverá, nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2017, Oficina de Construção de Projetos de Pesquisa, com objetivo de preparar acadêmicos e público interessado na construção de projetos científicos. A oficina ocorrerá das 18h30 às 21h30 no Miniauditório HA1, Unidade Rondon, em Santarém (PA).

Ufopa sediará o I Encontro de Aquicultura na Região Oeste do Pará

O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), por meio do projeto de extensão “Formação de Multiplicadores em Aquicultura na Região Oeste do Pará” do Grupo de Pesquisa Aquicultura no Baixo Amazonas da Ufopa, realizará no período de 28 de agosto a 1º de setembro o I Encontro de Aquicultura na Região Oeste do Pará. O Evento é apoiado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa no Pará (Nappa) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Conheça nossos canais de comunicação:

Site | Facebook | Twitter | Youtube | Flickr

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470