Ultima atualização em 15 de Julho de 2020 às 13:36

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 64 | 4 a 10 de outubro de 2017

SERVIDORES

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 64 | 4 a 10 de outubro de 2017

Ufopa abre inscrições de processo seletivo para cursos em seis municípios

O Processo Seletivo Regular (PSR) 2017 destinado a selecionar candidatos para os cursos de graduação ofertados nos campi fora da sede oferecem, no total, 280 vagas, distribuídas entre os campi de Juruti, Alenquer, Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos e Itaituba. Das vagas totais, a Ufopa reservará 140 para o sistema de ingresso por cotas sociais. As inscrições podem  ser realizadas de 28 de setembro a 12 de outubro de 2017.

Pesquisa pioneira investiga concentração de mercúrio em grávidas e recém-nascidos

Um estudo inédito na região Oeste do Pará investigou a presença de mercúrio, metal pesado altamente tóxico, em mulheres grávidas que utilizam o Sistema Único de Saúde no município de Santarém. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e contou com a parceria do Instituto Nacional para a Doença de Minamata do Japão (NIMD), referência mundial em estudos sobre contaminação de mercúrio.

Reitoria continua discussões nos campi sobre a expansão

Fazendo parte da programação de visitas aos campi para discussões sobre o processo de expansão da Ufopa, o vice-reitor da Universidade, Anselmo Colares, esteve nesta terça-feira, 3, no município de Juruti. A primeira atividade  foi uma reunião com o secretário de educação do município, Jonas Moraes, na qual se discutiu o apoio daquela secretaria no início das aulas, principalmente quanto à estrutura para o funcionamento das turmas. Em Juruti, trabalha-se com duas possibilidades: o uso do espaço do tribódromo, onde ocorre o festival das tribos, ou da estrutura de uma escola municipal.

Ufopa entra na campanha para ajudar indígenas venezuelanos

A Ufopa, por meio da Diretoria de Ações Afirmativas, está arrecadando doações para os indígenas venezuelanos que desembarcaram em Santarém fugidos da crise em seu país. As doações de alimentos, roupas, fraldas descartáveis e produtos de limpeza e higiene pessoal devem ser entregues na sala 108, da Diretoria de Ações Afirmativas, na Unidade Amazônia, situada na Avenida Mendonça Furtado, nº 2946, bairro de Fátima, em Santarém (PA).

Ufopa lança guia de combate ao racismo

Você sabe qual a diferença entre preconceito e discriminação? A resposta para esta e outras perguntas sobre o tema está no guia “Racismo na Universidade? Orientações para a promoção da igualdade étnico-racial e superação do racismo”, lançado pela Ufopa, baseado no "Guia de Orientações das Nações Unidas no Brasil para Denúncias de Discriminação Étnico-Racial". Mais abaixo você encontrará links com a íntegra do guia lançado pela Ufopa.

Consun divulga resultado preliminar das eleições 2017

A Comissão Eleitoral do Conselho Universitário (Consun) publicou o resultado preliminar da eleição para os Conselhos Superiores, ocorrida na última segunda-feira, 2 de outubro de 2017. Por meio de votação, a comunidade acadêmica escolheu os representantes das categorias docente, técnico-administrativa e discente para o Conselho Superior de Administração (Consad) e o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

CDD reabre inscrições para curso “Gestão de Talentos”

A Coordenação de Desempenho e Desenvolvimento (CDD) reabriu as inscrições para o curso "Gestão de Talentos", a ser ministrado pelo facilitador Urandi João Rodrigues Júnior no período de 16 a 25 de outubro deste ano, das 14h às 18h, na unidade Amazônia. Os servidores interessados podem se inscrever até o dia 12 de outubro, acessando o módulo "Capacitação” no SIGRH. As chefias das unidades deverão, obrigatoriamente, homologar as inscrições realizadas pelos servidores também através do módulo.

Iced inscreve para o I ciclo sobre inclusão de pessoas deficientes no ensino superior

O Instituto de Ciências da Educação (Iced), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), convida docentes e técnicos administrativos (principalmente os lotados nos setores acadêmicos), para participarem do I Ciclo de formação sobre inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior da Ufopa. O evento será realizado nos dias 9 e 10 de outubro de 2017, no Auditório Wilson Fonseca.

Procce divulga calendário para cadastro e prorrogação de programas e projetos de extensão

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) disponibiliza o calendário para cadastro e prorrogação de programas e projetos de extensão e de alocação de carga horária no Plano Individual de Trabalho de docentes da Ufopa. O padrão deve ser seguido pelas unidades acadêmicas e campi (com professores lotados) e pela Procce.

Ufopa já dispõe de serviço de tradução de artigos científicos

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), por meio da Diretoria de Pesquisa, divulga a homologação do Pregão Eletrônico nº 11/2017, referente à contratação de empresa especializada para prestação de serviço de tradução de textos científicos do idioma português para o inglês. As demandas para este serviço serão recebidas em fluxo contínuo pela Diretoria de Pesquisa até o término da vigência do contrato, em abril de 2018.

Conheça nossos canais de comunicação:

Site | Facebook | Twitter | Youtube | Flickr

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470