Ultima atualização em 15 de Julho de 2020 às 19:17

ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 66 | 17 a 23 de outubro de 2017

Ufopa abre inscrições para Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento

A Ufopa abriu as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), que visa a formar doutores na área de Ciências Ambientais. Gratuitas, as inscrições serão realizadas no período de 9 de outubro a 9 de novembro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Secretaria do PPGSND (sala 4), situada na Unidade Proppit, na Avenida Mendonça Furtado, nº 2440, Campus de Santarém.

PPGRNA abre seleção para mestrado acadêmico em recursos naturais da Amazônia

No período de 9 a 31 de outubro de 2017 estarão abertas às inscrições para o mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) da Ufopa. Para orientações em 2018, o programa ofertará 21 vagas, sete para a linha de pesquisa “Bioprospecção de Recursos Naturais da Amazônia”, sete para linha de pesquisa “Genética e Conservação da Biodiversidade” e sete para a linha de pesquisa “Processos de Interação da Biosfera e Atmosfera”.

CFI promove debate sobre “Diálogos Interdisciplinares”

O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) realiza no dia 30 de outubro debate com o tema “Diálogos Interdisciplinares: Experiências de Formação no Ensino Superior”. O evento é voltado à criação de espaços de diálogos e promoção de debates, a partir de experiências de formação no ensino superior existentes na região, e será feito em parceria com a Coordenação do Curso de Medicina da Uepa/Campus de Santarém, que possui experiência com projeto-piloto na formação dos médicos em Santarém.

Em parceria com instituições americanas, pesquisa avalia aceitação de exame ginecológico na região do Tapajós

Já utilizado em vários países, o exame de autocoleta cervical é empregado como ferramenta alternativa para rastreio do câncer do colo do útero. Nele, a própria mulher faz a coleta e encaminha a amostra para o laboratório. Uma pesquisa desenvolvida pela professora Luana Rodrigues da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) busca avaliar a aceitação do exame por mulheres da região do Tapajós, no Pará.

Laboratório de Direitos Humano seleciona resumos científicos

O Laboratório de Direitos Humanos da Universidade Federal do Oeste do Pará (LABDH/Ufopa) seleciona resumos científicos a serem apresentados no II Colóquio de Direitos Humanos da Amazônia. O evento busca fomentar o compartilhamento de saberes entre juristas e acadêmicos, bem como a socialização dos resultados de pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico de Santarém e região.

Aberta oportunidade para monitoria em disciplina de Libras

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos (Gepes), coordenado pela Profa. Dra. Eleny Brandão Cavalcante, seleciona dois bolsistas de monitoria para a disciplina de Libras. As vagas estão disponíveis para cumprimento de expediente nos turnos da manhã e tarde.Os candidatos devem comparecer para entrevista no dia 23 de outubro de 2017, às 9h, no Gepes (Unidade Rondon).

II Ereco Norte: exposição de projetos de pesquisa e de extensão

A Comissão Organizadora do II Encontro Regional dos Estudantes de Economia da Região Norte (Ereco Norte) convida a comunidade acadêmica da Ufopa e parceiros externos a participarem de uma exposição de projetos de pesquisa e extensão e de ações realizadas em âmbito acadêmico e cultural durante o evento. A exposição ocorrerá no dia 1º de novembro de 2017, no saguão da Unidade Tapajós da Ufopa.

Conheça nossos canais de comunicação:

Site | Facebook | Twitter | Youtube | Flickr

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470