Ultima atualização em 15 de Julho de 2020 às 13:39

SERVIDORES

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 69 | 14 a 20 de novembro de 2017

Capes abre inscrição para oferta do Profic, antigo Parfor

Professores da educação básica de todo o Brasil têm até o próximo dia 1º de dezembro (sexta-feira) para se submeter à seleção de vagas para o Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic), que será lançado até o final do ano. Serão ofertados cursos de licenciatura e de pós-graduação stricto sensu. As inscrições serão feitas por meio da Plataforma Freire.

Antropólogo William Balée ministra palestra sobre Ecologia Histórica na Ufopa

O Prof. Dr. William Balée, da Universidade de Tulane (Nova Orleans, EUA), ministra na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro de 2017, no Campus de Santarém da Ufopa, a palestra “Uma avaliação de métodos em ecologia histórica aplicada”. Aberta ao público e à comunidade acadêmica, a palestra será realizada a partir das 16 horas, no miniauditório 2 do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), situado no prédio anexo à Unidade Amazônia.

Ufopa sedia II Seminário de Gênero, Sexualidade e Cidadania do Oeste do Pará

O II Seminário de Gênero, Sexualidade e Cidadania do Oeste do Pará ocorrerá nos dias 16 e 17 de novembro de 2017 na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), no auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém. Promovido pelo Coletivo + Diversidade, em parceria com a Ufopa, o evento discutirá o tema “A importância dos movimentos de militância para a representatividade social e feminismo negro”.

Abertas inscrições para II Colóquio de Direitos Humanos na Amazônia

O Programa de Ciências Jurídicas da Ufopa, através do projeto de pesquisa Juscosmopolita, promove nos dias 20 e 21 de novembro de 2017, no Campus de Santarém, o II Colóquio de Direitos Humanos na Amazônia, com a temática "Estado, Processo e Direitos Humanos". A programação inclui conferências, mesas-redondas e minicursos, os quais serão conduzidos por docentes da Ufopa e de outras Instituições de ensino superior, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Ulbra, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho.

Educação escolar indígena intercultural bilíngue é tema de minicurso ofertado na Ufopa

Destinado a discentes indígenas, sociedades indígenas em geral e professores da educação básica e superior, o minicurso "Educação Escolar Indígena Bilíngue e Multilíngue no Estado do Pará" será ministrado pela professora Maria Cristina Macedo Alencar, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no dia 18 de novembro de 2017, das 8 às 12 e das 14 às 16 horas, na sala H 101 da Unidade Rondon, Campus de Santarém.

Pibid Letras/Inglês realiza evento dia 17

Acontecerá no dia 17 de novembro, no anexo da Unidade Amazônia, o evento "Wearing the Mantle of the Expert: Anglophone cultures", uma das ações anuais do subprojeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Letras/Inglês “Contribuições para a Formação de Novos Professores de Inglês na Região Oeste do Pará”, vinculado ao projeto institucional do Pibid Ufopa “Educação para a Integração da Amazônia”.

Conheça nossos canais de comunicação:

Site | Facebook | Twitter | Youtube | Flickr

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470