Criado em 15 de Julho de 2020 às 16:48

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 72 | 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2018

SERVIDORES

Ufopa lança editais dos Processos Seletivos Regular e Especiais 2018
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Regular Unificado (PSR) 2018, destinado ao provimento de vagas nos cursos de graduação ofertados na sede da instituição (Santarém) e nos demais campi. A instituição também dá início às inscrições para os Processos Seletivos Especiais (PSE) Indígena e Quilombola, com editais específicos, que integram a política de ações afirmativas e de promoção da igualdade étnico-racial da instituição.

Najup realiza minicurso de metodologia de consulta prévia às populações tradicionais
O Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular promove, nos dias 1º e 2 de fevereiro, das 14 às 18h, o minicurso "Metodologia de construção de Protocolos de Consulta Prévia por povos indígenas, comunidades quilombolas e povos e comunidades tradicionais". As inscrições serão feitas por meio da página http://bit.ly/2n7NZdr. Podem participar do evento conselhos indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais, diretórios estudantis, movimentos sociais e público em geral.

Engenharia de Pesca: aberto processo seletivo para professor substituto
Até o dia 19 de fevereiro estão abertas as inscrições para o processo seletivo de professor substituto para o Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA). Há 1 vaga para o tema "Engenharia de Pesca e Naval", com carga horária de 40 horas. Os interessados em participar da seleção devem possuir titulação de mestre em Engenharia de Pesca, Recursos Aquáticos Continentais na Amazônia ou Ciências Pesqueiras nos Trópicos; graduação em Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura ou Oceanografia.

Alunos indígenas apresentam pesquisas sobre direitos linguísticos e territoriais das aldeias
Dia 5 de fevereiro haverá a exposição dos resultados de pesquisas realizadas por estudantes da Formação Básica Indígena da Ufopa. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento será realizado das 15 às 18 horas, no saguão da Unidade Rondon. A atividade de pesquisa integra a disciplina Direitos Humanos e Direitos Indígenas, que objetiva levantar dados sobre as aldeias e comunidades dos discentes da Formação Básica Indígena, com foco para a atual situação territorial e educacional, principalmente no que diz respeito ao ensino de línguas.

Ufopa sediará I Congresso de Gestão Ambiental do Baixo Amazonas
De 2 a 5 de julho, na Unidade Tapajós da Ufopa, será realizado o I Congresso de Gestão Ambiental do Baixo Amazonas (I Congaba), iniciativa da Coordenação do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), em parceria com o Instituto Esperança de Educação Superior (Iespes), Sustenere Publishing Corporation e Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (RICA).

Ufopa convida sociedade civil e comunidade acadêmica para nova composição da CPA
A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da Ufopa convida membros da sociedade civil e da comunidade acadêmica (discentes, docentes e técnicos administrativos) para fazer parte da nova composição da Comissão, pelo período de dois anos. Os interessados devem entrar em contato com a Comissão até o dia 15 de fevereiro de 2018, enviando mensagem para o e-mail cpa@ufopa.edu.br. Os novos membros participantes serão contemplados com certificado de carga horária.

Conheça nossos canais de comunicação:

Site | Facebook | Twitter | Youtube | Flickr

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 509 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470