Ultima atualização em 15 de Julho de 2020 às 19:15

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 72 | 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2018

ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Ufopa lança editais dos Processos Seletivos Regular e Especiais 2018

Abertas as inscrições do Processo Seletivo Regular Unificado (PSR) 2018, destinado ao provimento de vagas nos cursos de graduação ofertados na sede da instituição (Santarém) e nos demais campi. A instituição também dá início às inscrições para os Processos Seletivos Especiais (PSE) Indígena e Quilombola, com editais específicos, que integram a política de ações afirmativas e de promoção da igualdade étnico-racial da instituição.

Najup realiza minicurso de metodologia de consulta prévia às populações tradicionais

O Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular promove, nos dias 1º e 2 de fevereiro, das 14 às 18h, o minicurso "Metodologia de construção de Protocolos de Consulta Prévia por povos indígenas, comunidades quilombolas e povos e comunidades tradicionais". As inscrições serão feitas por meio da página http://bit.ly/2n7NZdr. Podem participar do evento conselhos indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais, diretórios estudantis, movimentos sociais e público em geral.

Alunos indígenas apresentam pesquisas sobre direitos linguísticos e territoriais das aldeias

Dia 5 de fevereiro haverá a exposição dos resultados de pesquisas realizadas por estudantes da Formação Básica Indígena da Ufopa. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento será realizado das 15 às 18 horas, no saguão da Unidade Rondon. A atividade de pesquisa integra a disciplina Direitos Humanos e Direitos Indígenas, que objetiva levantar dados sobre as aldeias e comunidades dos discentes da Formação Básica Indígena, com foco para a atual situação territorial e educacional, principalmente no que diz respeito ao ensino de línguas.

Ufopa sediará I Congresso de Gestão Ambiental do Baixo Amazonas

De 2 a 5 de julho, na Unidade Tapajós da Ufopa, será realizado o I Congresso de Gestão Ambiental do Baixo Amazonas (I Congaba), iniciativa da Coordenação do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), em parceria com o Instituto Esperança de Educação Superior (Iespes), Sustenere Publishing Corporation e Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (RICA).

Ufopa convida sociedade civil e comunidade acadêmica para nova composição da CPA

A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) da Ufopa convida membros da sociedade civil e da comunidade acadêmica (discentes, docentes e técnicos administrativos) para fazer parte da nova composição da Comissão, pelo período de dois anos. Os interessados devem entrar em contato com a Comissão até o dia 15 de fevereiro de 2018, enviando mensagem para o e-mail cpa@ufopa.edu.br. Os novos membros participantes serão contemplados com certificado de carga horária.

Proges esclarece sobre pagamento de bolsas a alunos indígenas e quilombolas

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Ufopa informa aos discentes indígenas e quilombolas, beneficiados com o auxílio do Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação, que, conforme comunicado oficial do Coordenador-Geral de Relações Estudantis no MEC e da Equipe do Sistema de Gestão do Bolsa Permanência (SISBP), o crédito da bolsa permanência relativo ao mês de dezembro de 2017 estará disponível para os bolsistas esta semana.

Proges lança edital de concessão de auxílios estudantis para indígenas e quilombolas

O valor do auxílio será de até R$ 510,00, a ser concedido aos discentes indígenas e quilombolas, da sede e dos campi, regularmente matriculados, ingressantes por meio de Processo Seletivo Especial (PSE) da Ufopa nos anos de 2015, 2016 e 2017. A inscrição será realizada no período de 9 a 23 de fevereiro de 2018, mediante a adesão ao Cadastro Único, no qual o discente deverá preencher o Questionário Socioeconômico, correspondente à modalidade de auxílio solicitado e ao campus em que estuda, disponível no sítio http://sigaa.ufopa.edu.br/sigaa/.

Procce faz seleção de bolsista para os projetos Cine Mais Cultura e Estúdio Audiovisual

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) oferta duas bolsas para atuação nos projetos Cine Mais Cultura e Estúdio Audiovisual no período de março a dezembro de 2018. A bolsa é de R$ 400,00 mensais. Até o dia 9 de fevereiro as inscrições deverão ser efetuadas junto à Coordenação de Cultura, sala 528, 5º andar da Unidade Amazônia, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 18h.

Conheça nossos canais de comunicação:

Site | Facebook | Twitter | Youtube | Flickr

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 509 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470