Criado em 15 de Julho de 2020 às 17:04

ALUNOS E PÓS-GRADUAÇÃO

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 77 | 13 a 18 de junho de 2018

Arraial da Ufopa 2018 será no dia 6 de julho no Espaço Pérola

O Arraial da Ufopa já tem data marcada: será no dia 6 de julho de 2018, com início às 18h, no Espaço Pérola, localizado no Parque da Cidade. Para custear as despesas de manutenção do local, como segurança, limpeza e ventilação, serão cobrados ingressos no valor de R$ 5 (inteira), R$ 3 (meia) e R$ 30 (mesa para quatro pessoas). O evento é promovido pela Diretoria de Cultura da Ufopa, vinculada à Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), com apoio da Prefeitura de Santarém.

Lançado edital para venda de comidas e bebidas no Arraial da Ufopa

A Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou nesta terça-feira, 12 de junho de 2018, o edital de seleção para venda de comidas e bebidas no Arraial da Ufopa 2018. As inscrições de propostas podem ser realizadas até 18 de junho por formulário eletrônico.

Iced realiza 4ª edição da Quinta Geográfica

O curso de Geografia da Ufopa, vinculado ao Instituto de Ciências da Educação (Iced), realiza no dia 21 de junho a 4ª edição da Quinta Geográfica, com abordagens sobre Políticas Públicas e o uso das Águas na Amazônia. O mediador será o professor, mestre João Revelino Caldas de Almeida. Os mestres João Paulo e Ival Gomes, além do doutor Rafael Caldeiras serão os palestrantes. O local é o Auditório Wilson Fonseca, com credenciamento iniciando às 17h e abertura prevista para as 19h.

Cine Mais Cultura debate direitos indígenas na sessão de “Quando dois mundos colidem”

Para discutir as ameaças aos direitos indígenas diante de grandes empreendimentos na região amazônica, o Cine Mais Cultura exibe o documentário “Quando dois mundos colidem” na próxima segunda-feira, 18 de junho de 2018, às 15h, no Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, da Ufopa. As debatedoras convidadas são a professora Luciana França, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), e as estudantes de Antropologia Liendria Malcher e Luana Kumaruara.

Ufopa promove minicurso sobre a Teoria da Evolução

Nos dias 18 e 25 de junho será realizado o minicurso “O que eu sempre quis saber sobre a evolução”, ministrado pela Dra. Adília Nogueira, do Núcleo de Apoio à Pesquisa no Pará do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Organizado pelo curso de Arqueologia e pelo Programa de Arqueologia nas Escolas, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS), o minicurso apresentará conceitos-chaves sobre a Teoria da Evolução, considerando que a biologia evolutiva é um dos principais pilares das ciências modernas. A programação será realizada no horário das 14h às 18, na sala 310 da Unidade Amazônia (3º andar), Campus de Santarém.

Plano BR-163 Sustentável será tema de roda de conversa

O Núcleo de Extensão e Pesquisa em Desenvolvimento Territorial (NEDET) e o Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Território na Amazônia (DTAM), coordenados pela Profa. Dra. Izaura Costa, lotada no Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa, realizam uma roda de conversa com o tema: “Da Retórica do Plano BR-163 Sustentável à Ação Política de Desenvolvimento para a Amazônia”. Será no dia 19 de junho, a partir das 19h, no Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus Santarém. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas até 30 minutos antes do início, no local do evento.

Segunda etapa do Projeto Universidade Saudável será dia 20 de junho

Com o tema Meditação, Saúde e Qualidade de Vida, a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), em parceria com o Projeto de Extensão Meditação e Qualidade de Vida, irá promover a segunda etapa do Projeto Universidade Saudável. O evento marca o Dia Internacional da Ioga. A etapa será realizada dia 20 de junho de 2018, das 8h às 17h, no Auditório Pérola, anexo à Unidade Amazônia. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica.

Abertas inscrições para curso de férias de programação e robótica para crianças

O Programa Mídias Eletrônicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recebe inscrições para a próxima edição do Code Club Tapajós. Ligada à rede mundial sem fins lucrativos CodeClubWord.org, a iniciativa é voltada ao ensino de programação e robótica para crianças e é coordenada pelos professores Raimundo Augusto e Enoque Alves, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG).

O curso será realizado no período de 2 a 31 de julho de 2018 e serão formadas três turmas.

Ufopa sedia 1º Encontro Bioinformática na Genômica e na Biodiversidade

O 1o Encontro Bioinformática na Genômica e na Biodiversidade será realizado na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), em Santarém, Pará, no dia 2 de julho de 2018, no auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon. É uma parceria entre Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

O evento pretende disseminar e estimular a discussão da bioinformática e suas distintas áreas de aplicações aos discentes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da região Norte. O evento contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais em conferências e mesas-redondas.

Conheça nossos canais de comunicação:

Site Facebook Twitter Youtube Flickr

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470