Ultima atualização em 15 de Julho de 2020 às 18:44

Informativo Eletrônico da Ufopa - nº 82 | 3 a 9 de julho de 2018

ALUNOS DE GRADUAÇÃO

Ufopa e MPF promovem seminário "Povos Indígenas e Ditadura Militar"

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Ministério Público Federal (MPF) realizam na próxima quarta-feira, 11 de julho de 2018, em Santarém, o Seminário “Povos Indígenas e Ditadura Militar”. O evento inicia às 14h30, no Auditório Wilson Fonseca, localizado na Unidade Rondon, bairro do Caranazal.

O objetivo é estimular a discussão sobre práticas de genocídio e etnocídio perpetradas pelo governo brasileiro contra os povos indígenas durante a ditadura (1964 -1985), com ênfase na abordagem histórica e antropológica, e considerando as novas informações desveladas pela Comissão Nacional da Verdade.

Com apoio do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular (Najup) Cabano da Ufopa, o evento contará com espaços para debates e também vai discutir a atuação contemporânea do MPF para exigir que o Estado brasileiro implemente medidas de reparação e justiça de transição em favor dos povos indígenas que vivenciaram violações. Não é necessária inscrição prévia para participar do seminário.

Assembleia de Fundação do Coletivo Negro Alessandra Caripuna ocorrerá dia 11 de julho

A Assembleia Geral de Fundação do Coletivo Negro Alessandra Caripuna da Ufopa será realizada na próxima quarta-feira, 11 de julho de 2018, das 14h30 às 18 horas, na sala HA1 da Unidade Rondon, Campus de Santarém. Todos os alunos e alunas negros e negras que integram a instituição estão convidados a participar do encontro.

“O Coletivo tem como objetivo dar voz e representatividade a esses discentes, fortalecer e concretizar os seus direitos. É muito importante a presença e participação dos discentes apoiando essa iniciativa que vem sendo feita pelos alunos da Ufopa”, esclarece o discente Yuri Santana Rodrigues, membro do coletivo.

Obra do cartunista Angeli é tema do Cine Mais Cultura

Na sexta-feira, 13 de julho de 2018, o Cine Mais Cultura e o NPD Tapajós exibem as animações “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll” (2006) e “Dossiê Rê Bordosa” (2008). A sessão será às 10h na sala 320 da Unidade Amazônia da Ufopa. A classificação indicativa é 16 anos.

VI Seminário de Pós-Graduação da Ufopa discutirá Ciência e Inovação na Amazônia

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizará no período de 26 a 28 de setembro de 2018, no Campus de Santarém, o VI Seminário de Pós-Graduação, com o tema “Ciência e Inovação Amazônica: Desafios e Perspectivas”. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), o evento apresentará à comunidade acadêmica os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos pós-graduandos associados aos projetos de teses e dissertações, promovendo o intercâmbio de conhecimento.

Outro objetivo é discutir estratégias para o aumento da propagação da Ciência produzida na Amazônia, através de palestras e mesas-redondas. O Seminário tem como público-alvo alunos de pós-graduação da Ufopa e de outras instituições de ensino superior da região, que terão a oportunidade de divulgar trabalhos executados na pós-graduação. Os resumos submetidos serão apresentados na modalidade de pôster.  “Atualmente possuímos 450 alunos nos cursos stricto sensu e 90 alunos nos cursos lato sensu”, afirma o coordenador de Programas Institucionais da Diretoria de Pós-Graduação da Ufopa, Bruno Batista.

Curso de Farmácia da Ufopa é reconhecido com nota máxima pelo MEC

Com 138 alunos regularmente matriculados, o Bacharelado em Farmácia, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), recebeu nota 5, numa escala de 1 a 5, durante processo de avaliação para a renovação do reconhecimento de curso, ocorrido no fim do mês de junho de 2018. A avaliação, feita por docentes de instituições de ensino superior que integram o banco de avaliadores do Ministério da Educação (MEC), leva em conta o perfil e o objetivo do curso, estrutura curricular, atividades desenvolvidas, informações referentes ao corpo docente e infraestrutura.

Universidade Multicampi: VII Fecima será no mês de julho em Óbidos

Com o tema “Águas Turradas, Rio de Cultura Misturadas: nas veias da Floresta-Mãe”, será realizado nos dias 19, 20 e 21 de julho, no município de Óbidos, o VII Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida (Fecima). Até o dia 8 de julho, estão abertas as inscrições para os interessados em ministrar oficinas e minicursos. O envio de propostas deve ser feito no site do evento. Para participação como ouvintes, as inscrições vão até o dia 19 de Julho, gratuitamente.

Jornada Acadêmica: submissão de resumos e propostas de minicursos e oficinas vai até 6 de julho

Os interessados em submeter propostas de minicursos e oficinas para a 7ª edição da Jornada Acadêmica da Ufopa podem fazê-lo até o próximo dia 6 de julho, acessando o site oficial do evento. Os minicursos e oficinas poderão ser ministrados por docentes da educação básica e superior; discentes de graduação e pós-graduação, desde que orientados por um professor ou técnico; técnicos de instituições de ensino superior e entidades; pesquisadores e profissionais liberais.

Conheça nossos canais de comunicação:

Site Facebook Twitter Youtube Flickr

Coordenação de Comunicação da Ufopa
Contatos: (93) 2101-6532 / comunica@ufopa.edu.br
5º andar, sala 511 - Campus Santarém - Unidade Amazônia.
Av. Mendonça Furtado, nº 2946 - Bairro Fátima. CEP: 68040-470